“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo” (Epicuro)
Esta postagem é melhor lida se ouvindo “I’ll be there” (Michael Jackson) clique aqui
Na foto: Eu na saída do Metropolitan
Decidi deixar uma postagem especialmente para este tão famoso museu de New York. Um imenso museu com obras fantásticas.
Na foto: Lindo panorama das esculturas egipcias
Sou uma pessoa fascinada por arte egipcia e grega sobretudo. E neste ponto o Metropolitan se destaca muito. Um dos salões reproduz praticamente com perfeição um templo egipcio.
Na foto: Sarcófago
Para chegar ao Metropolitan é muito fácil, ele fica muito próximo do Central Park, basta pegar um dos trens da linha azul.
Na foto: A múmia
Comparando com todos os museus que já fui tenho que confessar que o museu britânico em Londres me pareceu muito mais fascinante. Isto se deve sobretudo pela disposição das obras nele. No museu britânico o que nos parece é que o museu foi erguido ao redor das obras. No Metropolitan, sem nenhuma falta de mérito por isso, muitas das obras foram adaptadas aos espaços, ao que parece.
Na foot: Panorama de esculturas egipcias
Mas sem dúvida alguma vale muito a pena visitar o Metropolitan, ou Met como as pessoas o chamam lá. É um passeio obrigatório em New York.
Na foto: Auge para mim da exposição (tempo egipcio)
Para entrar no museu você deve pagar 18 dólares. Nunca se esqueça, caso seja, de dizer que é estudante, receberá um belo desconto de 8 dólares. No Aquário em Boston recebi um desconto de quase 14 dólares apenas por esta frase.
Na foto: Escultura egipcia
Em Glasgow na Escócia recebi um bilhete do cinema de graça apenas por falar que eu era estudante quando visitei o museu de ciência de lá. Então, não se esqueça, sendo estudante, não hesite em perguntar.
Na foto: Escultura (arrisco) grega. Como no museu britânico acho fantástico o trabalho de simulação de tecido
Há na minha visão dois pontos altos no Metropolitan. A sala que contém uma reprodução de um templo egipcio e a sala das estátuas gregas. A paisagem, mostrada abaixo no panorama, remete a este lugar divino. Você pode chegar muito próximo de todas as estátuas e ver a riqueza dos detalhes destas fantásticas obras.
Na foto: Belo salão de esculturas greco-romanas
Há outras salas bastante interessantes da idade média, pinturas muito bacanas. Mas como sou fascinado por arte grega, romana e egipcia eu gastei bastante tempo nestas obras e corri para ver as demais pois o museu já estava fechando.
Na foto: Panorama do salão
Dia de museu para mim é praticamente um dia inteiro dentro do museu. No Metropolitan contudo só conseguir ficar 4 horas visto ter ido ao Central Park antes.
Na foto: Detalhe de uma das estátuas do salão
Voltando a New York farei uma visita um bocadinho mais detalhada as demais obras.
Na foto: Detalhe de outra estátua … parece desesperado … rsrs
De tudo que acho mais espetacular em poder viajar e conhecer museus é perceber como o antigo e o novo podem existir, como o passado pode também não refletir o presente de nossa civilização em alguns aspectos.
Na foto: Estátua bizantina
O que me deixa fascinado é também perceber que talvez o autor destas obras jamais esperaria que eu as tivesse visto, que elas durassem tanto tempo e que pudessem, muitas delas, atravessar o oceano e serem exibidas sem o seu contexto. Como esta estátua, a minha predileta.
Na foto: Estátua Bizantina
Fascina-me ainda mais ao ver as múmias e notar que os ideais de eternidade de alguma forma foram alcançados e que tudo que fizeram, hoje, é exibido como pitoresco para nós.
Na foto: Visão superior do salão de esculturas
Um pouco confuso imaginar também que algumas coisas são completamente esquecidas com o passear de alguns anos ou de algumas décadas e que outras se transformaram e, pode não serem lembradas como o autor queria, serão lembradas eternamente.
Que graça teria ir ao museu se não com um apresentador de TV … rsrs … brincadeira … mais uma excelente companhia do Arturo.
Na foto: Arturo egipcio
Seja por onde estiver entretanto algumas pessoas ou coisas nunca serão esquecidas em nossas lembranças. Estarão mesmo que intimamente fixadas em nossas alegrias e emoções.
Na foto: Estátua (pois é … acredite … não quero me arriscar e colocar a época)
E para estas coisas e pessoas nós estaremos sempre lá.
Gostaria sinceramente de agradecer a todo mundo que tem visitado o blog.
Creio que há muita gente que não conheço pessoalmente … muito obrigado e querendo deixar recado está convidado.
Tenham só um pouquinho de paciência no carregamento no plugin panorâmico. Em breve este plugin estará remodelado com base nas sugestões que já recebi de alguns de vocês.
Imenso abraço.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário