16.12.09

Metropolitan – New York

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo” (Epicuro)

Esta postagem é melhor lida se ouvindo “I’ll be there” (Michael Jackson) clique aqui

DSC00378

Na foto: Eu na saída do Metropolitan

Decidi deixar uma postagem especialmente para este tão famoso museu de New York. Um imenso museu com obras fantásticas.

Na foto: Lindo panorama das esculturas egipcias

Sou uma pessoa fascinada por arte egipcia e grega sobretudo. E neste ponto o Metropolitan se destaca muito. Um dos salões reproduz praticamente com perfeição um templo egipcio.

DSC00305

Na foto: Sarcófago

Para chegar ao Metropolitan é muito fácil, ele fica muito próximo do Central Park, basta pegar um dos trens da linha azul.

DSC00308

Na foto: A múmia

Comparando com todos os museus que já fui tenho que confessar que o museu britânico em Londres me pareceu muito mais fascinante. Isto se deve sobretudo pela disposição das obras nele. No museu britânico o que nos parece é que o museu foi erguido ao redor das obras. No Metropolitan, sem nenhuma falta de mérito por isso, muitas das obras foram adaptadas aos espaços, ao que parece.

Na foot: Panorama de esculturas egipcias

Mas sem dúvida alguma vale muito a pena visitar o Metropolitan, ou Met como as pessoas o chamam lá. É um passeio obrigatório em New York.

DSC00322

Na foto: Auge para mim da exposição (tempo egipcio)

Para entrar no museu você deve pagar 18 dólares. Nunca se esqueça, caso seja, de dizer que é estudante, receberá um belo desconto de 8 dólares. No Aquário em Boston recebi um desconto de quase 14 dólares apenas por esta frase.

DSC00336

Na foto: Escultura egipcia

Em Glasgow na Escócia recebi um bilhete do cinema de graça apenas por falar que eu era estudante quando visitei o museu de ciência de lá. Então, não se esqueça, sendo estudante, não hesite em perguntar.

DSC00337

Na foto: Escultura (arrisco) grega. Como no museu britânico acho fantástico o trabalho de simulação de tecido

Há na minha visão dois pontos altos no Metropolitan. A sala que contém uma reprodução de um templo egipcio e a sala das estátuas gregas. A paisagem, mostrada abaixo no panorama, remete a este lugar divino. Você pode chegar muito próximo de todas as estátuas e ver a riqueza dos detalhes destas fantásticas obras.

DSC00338

Na foto: Belo salão de esculturas greco-romanas

Há outras salas bastante interessantes da idade média, pinturas muito bacanas. Mas como sou fascinado por arte grega, romana e egipcia eu gastei bastante tempo nestas obras e corri para ver as demais pois o museu já estava fechando.

Na foto: Panorama do salão

Dia de museu para mim é praticamente um dia inteiro dentro do museu. No Metropolitan contudo só conseguir ficar 4 horas visto ter ido ao Central Park antes.

DSC00343

Na foto: Detalhe de uma das estátuas do salão

Voltando a New York farei uma visita um bocadinho mais detalhada as demais obras.

DSC00345

Na foto: Detalhe de outra estátua … parece desesperado … rsrs

De tudo que acho mais espetacular em poder viajar e conhecer museus é perceber como o antigo e o novo podem existir, como o passado pode também não refletir o presente de nossa civilização em alguns aspectos.

DSC00355

Na foto: Estátua bizantina

O que me deixa fascinado é também perceber que talvez o autor destas obras jamais esperaria que eu as tivesse visto, que elas durassem tanto tempo e que pudessem, muitas delas, atravessar o oceano e serem exibidas sem o seu contexto. Como esta estátua, a minha predileta.

DSC00356

Na foto: Estátua Bizantina

Fascina-me ainda mais ao ver as múmias e notar que os ideais de eternidade de alguma forma foram alcançados e que tudo que fizeram, hoje, é exibido como pitoresco para nós.

DSC00374

Na foto: Visão superior do salão de esculturas

Um pouco confuso imaginar também que algumas coisas são completamente esquecidas com o passear de alguns anos ou de algumas décadas e que outras se transformaram e, pode não serem lembradas como o autor queria, serão lembradas eternamente.

Que graça teria ir ao museu se não com um apresentador de TV … rsrs … brincadeira … mais uma excelente companhia do Arturo.

DSC00292

Na foto: Arturo egipcio

Seja por onde estiver entretanto algumas pessoas ou coisas nunca serão esquecidas em nossas lembranças. Estarão mesmo que intimamente fixadas em nossas alegrias e emoções.

DSC00297

Na foto: Estátua (pois é … acredite … não quero me arriscar e colocar a época)

E para estas coisas e pessoas nós estaremos sempre lá.

Gostaria sinceramente de agradecer a todo mundo que tem visitado o blog.

Creio que há muita gente que não conheço pessoalmente … muito obrigado e querendo deixar recado está convidado.

DSC00277

Tenham só um pouquinho de paciência no carregamento no plugin panorâmico. Em breve este plugin estará remodelado com base nas sugestões que já recebi de alguns de vocês.

Imenso abraço.

Até mais.

Nenhum comentário: