15.1.12

Organizando arquivos

"Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada"(Emmanuel Kant)



Você já não aguenta a bagunça em suas gavetas? Seus armários já não fecham mais? Precisa de organização de seus arquivos?
Creio que isso pouco acontece atualmente visto que nossa vida está longe dos papéis.
Com exceção de alguns amigos, quase todos têm suas vidas bastante focadas na internet e seus arquivos estão todos lá, seja na forma de emails ou arquivos propriamente (.doc, .ppt, ... ).
Mesmo que você não tenha muitos arquivos nas nuvens e sua vida seja bastante pacada, é agora mesmo a hora de organizar o que tem, pois quanto mais acumulamos, mais dificil é organizar a vida online.


Quando nos vemos repletos de arquivos, temos muito problema para organizá-los e a dor de cabeça começa. 
Organizar nossa vida de arquivos online, contudo, é muito mais dificil do que parece. Isso ocorre porque muitos serviços já foram criados e muitos já foram extintos. Assim a cada extinção de serviço corremos para organizar novamente nossa vida.
Outro problema é a variedade de recursos, o que torna a migração de dados constante.
O pior de tudo isso é que os seviços não se comunicam, assim se precisar mudar de serviço terá que baixar tudo de novo no seu computador e subir para o novo serviço.
Então deixar os arquivos offline é um boa opção? Para mim, logicamente que não pelo motivo da insegurança dos seus dados. Uma hora ou outra, isso é triste falar, o seu computador vai quebrar e junto com eles seus dados irão desaparecer. Fazer um backup em um CD ou HD externo poderia melhorar isso, sem dúvida, mas os serviços online têm uma vantagem que nenhum deles tem: acessar seus arquivos a toda hora e em qualquer dispositivo.


Quem trabalhar em muitos computadores ou tem um desktop, laptop, tablet, smartphone tem sua vida facilitada quando seus arquivos estão ali todos do mesmo jeito.
Quantas vezes não organizamos nossas vidas no computador de casa e quando no trabalho temos que organizar lá de novo. Isso gera perda de tempo e muita frustração.
Como disse são muitas as opções de armazenamento e organização de arquivos online. 


O meu principal é o Google Docs que me permite, além do armazenamento, a visualização e edição de arquivos do tipo Word, PowerPoint e Excel. Isso facilita demais trabalhar com os amigos e ter sempre bem organizado os dados. 
O Google Docs é uma ferramenta básica de organização da vida online. Ele tem a vantagem de ser disponibilizado de forma gratuita (1Gb) por uma das maiores empresas de internet e assim termos alguma segurança de que vai durar um bom tempo (ele é uma das prioridades do Google).
As maiores vantagens do Google Docs sem dúvida são a produção de arquivos e visualização, sem baixar, de outros tantos, permitindo até visualizar arquivos zipados. O principal problema é o espaço de 1Gb para arquivos gerados (ou não convertidos) fora do sistema. Isso pode ser contornado adquirindo mais espaço pagando $5 (dólares) por 20Gb de espaço extra.

Skydrive por sua conta e risco :D

Juntamente com o Google Docs, utilizo o Dropbox que permite sincronizar pastas de diferentes computadores windows e linux de forma completamente automática. Para backups uso o Ubuntu One.
Apenas para constar utilizei também o Skydrive da Microsoft que disponibiliza 20Gb de graça para armazenamento e tem excelente comunicação com os serviços da Microsoft. Estou testando ainda o serviço, mas o nome Microsoft pesa demais visto que a empresa parece não ter uma estratégia muito clara para as nuvens (apesar de alguns dizerem que tudo irá mudar com o Windows 8).
Em suma eu aconselho a utilização do Google Docs para organizar sua vida online em pequenas pastas que podem ser compartilhadas com seus amigos e arquivos que podem ser editados simultaneamente por até 100 pessoas. Vale ficar de olho no DropBox e no Ubuntu One. Skydrive é por sua conta e risco :D
Uma boa matéria de novos meios de armazenamento nas nuvens pode ser visto no link da Info
Lembre-se que arquivos tem a tendência de se desorganizar, lotar seus desktop e desaparecerem quando você lembra deles :D

Caso você tenha outras sugestões, por favor nos conte :D
Grande abraço.
Até mais.

4 comentários:

Paulo Ricardo D'Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Ricardo D'Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Ricardo D'Carvalho disse...

Eu sempre utilizei o Skydrive e nunca tive problemas, o limite de armazenamento é de 25 GB e o limite de tamanho de arquivos é de 50mb... ele atende bastante as minhas necessidades, mais se bem que pagar 5 dólares por ano para o Google para obter espaço de 20 GB se torna interessante, pois essa capacidade pode ser usada no Picasa Web, GMAIL e Docs... Abraço

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário Paulo.
Realmente utilizei pouco o Skydrive.
Pelo que me parece ele está resistindo a bastante tempo e parece que a Microsoft está tendo atenção com o produto, mesmo não havendo grandes mudanças ao longo dos anos.
Vou ficar de olho e quem sabe não começo a usar.
Obrigado pela dica.
Grande abraço.
Até mais.