25.12.09

Cambridge 800 anos

“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."(Isaac Newton)

IMG_1629

Na foto: Rio Cam

Não poderia finalizar este ano sem uma homenagem aos 800 anos da mais importante universidade do mundo, Cambridge University.

Por aqui passaram muitos dos mais importantes cientistas de todos os tempos. Se observarmos a história do Cavendish, instituição da universidade, esta se confunde com a história da Física. Daqui sairam 26 prêmios nobel’s de Física.

IMG_1652

Na foto: A famosa ponte da matemática em Cambridge

Passaram por Cambridge Isaac Newton o criador de algumas das bases da Física e da Matemática, JJ Thomson, Maxwell, Rayleigh (um dos que ajudou a revolucionar a Física por meio da mecânica quântica), Rutherford, Lawrence Bragg, Stephen Hawking (quem eu tive o prazer de conhecer).

Praticamente todos os nomes que ouvi falar durante toda a graduação e pós-graduação estiveram por aqui e foram nestes prédios que construiram e revolucionaram a Física.

IMG_1612

Na foto: King’s College

De Cambridge também saiu a descoberta da molécula do DNA por Francis Crick e James Watson. Por aqui passou Darwin que criou a teoria da evolução. Tantas e tantas outras teorias sairam destes monumentais prédios como as cinco necessidades dos animais.

Estiveram em Cambridge reis e rainhas. Um dos destaques é para a capela do King’s College terminada por Henrique VIII.

IMG_1615

Na foto: Cambridge

Muitos dos nomes você pode não conhecer, mas temos os frutos deles até hoje. Mas um evento daqui certamente você conhece. Foi aqui, no Trinity College, criado o Ursinho Pooh que mais tarde virou animação em Walt Disney.

Só fosse por isso Cambridge já seria um lugar encantador e fantástico, mas o que mais impressiona é a vivacidade de hoje e o cuidado que tem com cada um de seus alunos.

Quem quiser ver uma homenagem que a BBC fez para Cambridge clique aqui

Esta é minha singela homenagem ao berço de muitas das revoluções da ciência.

Parabéns Cambridge pelos seus 800 anos construindo o futuro.

Abraço.

Até mais.

Um comentário:

Raquel disse...

Muito bom e me conte como foi o Natal por aí!! xoxo