31.12.13

Melhores desejos em 2014.

2014 - Detalhes importantes


2014 está começando e pela primeira vez estou postando do celular. Não há um segundo a se perder e devemos investir todos os maravilhosos segundos que nós forem dados em algo útil e gratificante tanto para nós próprios como para os que estiverem ao nosso redor. Ano de aula e centena de novos alunos. Estou bah animado! 
A todos um 2014 repleto de felicidades e esperança de que o melhor sempre acontece. Note os detalhes, mude pequenos hábitos. Abaixo a foto da virada na Times Square em New York.



Abraço.
Até mais.

2013... 14 :D

Em 2013, para mim, como em todos os anos, nos últimos 30 anos ...

Coisas se foram,
desapareceram ou foram levadas como pó pelo vento da mudança.
Coisas vieram do nada,
apareceram como trazidas pela brisa que lentamente muda tudo ao redor.

De tudo que se foi, talvez eu sinta falta apenas do meu "tchau" mal dado.
De tudo que chegou, talvez eu só me arrependa do "bem-vindo" mau dado.
Do nada, que não sinto falta, talvez seja essa mania de fazer drama com tudo.

2013 foi o ano das jogadas de mestre, dos "não mestres" que os levaram a lugar nenhum e não atrapalharam a rodada.
2013 contudo e sobretudo foi dos apanhadores de sorrisos, dos novos amigos que ganhei, dos antigos que conservei.
2013 pode até ser lembrado pela cidade/país para o qual mudei, mas serão por esses sorrisos que ganhei, que me lembrarei.

Bom, como foi bom 2013 e
Graças a Deus, 2013 é um daqueles anos que gostaria que durassem para sempre,
Para sempre, que por simples definição,
desde sempre,
não tem fim no tempo.
Tempo que não para ...
Seja bem-vindo 2014!

Chicago - City Pass

Economizando tempo e dinheiro com CityPass de Chicago

SkyDeck
Uma das gratas surpresas em Chicago foi a compra do CityPass. O bilhete lhe dá acesso a pelo menos cinco importantes pontos turísticos de Chicago e desconto em alguns outros.

Museu de Art de Chicago
As fotos que ilustram este post são destes lugares e ganharão posts específicos.
Com o CityPass você pega fila diferenciada que costumeiramente é muito, muito menor que as de pessoas que compram os tickets individualmente. Só para citar um exemplo, para o SkyDeck, a fila do CityPass era de 1 hora enquanto a da normal, mais de duas. Na realidade, demoramos menos de 30 minutos para chegar no topo do prédio, cortando fila com o CityPass.

She'd Aquarium
As atrações do CityPass são:
  • Shedd Aquarium com entrada VIP para Waters World galleries, Amazon Rising, Wild Reef, Abbott Oceanarium, Polar Play Zone, um show aquático and Jellies special exhibit, mais um filme em 4-D; 
  •  Skydeck Chicago com Fast Pass admission para o Skydeck’s 360-degree views and The Ledge glass floor balconies
  • The Field Museum All-Access Pass, incluindo entrada para todas as exibições permanentes e com tiquetes mais um filme em 3D; 
  •  Uma das escolhas abaixo:
    • Museum of Science and Industry com entrada VIP incluindo Science Storms, U-505, YOU! The Experience, an Omnimax show and Motion Simulator Ride  
    • OU John Hancock Observatory Fast Pass admission to Chicago’s best views and only open-air Sky Walk. (não fiz essa escolha)
  • Uma das escolhas abaixo:
    • Adler Planetarium VIP entry and general admission to all exhibitions, the historic Atwood Sphere and one 3-D theater show OU 
    • Art Institute of Chicago Audio tour and admission to all permanent collections and non-ticketed special exhibitions (FIZ ESSA ESCOLHA)
Field Museum

De acordo com o site do CITYPASS, uma pessoa comum que vá a todas essas atrações economizará em média $84.50 dólares, além do tempo.

Museu de Ciência e Indústria
Para comprar esse bilhete vá até o site do CityPass (não há a necessidade de comprar com antecedência). Na primeira atração que for, leve IMPRESSO seu comprovante e pegue o boleto com as páginas com ingressos das atrações. Note que você NÃO deve remover as folhas do boleto, apenas na presença do atendente de cada atração.
Espero que essas informações tenham ajudado.
Aquele grande abraço.
Até mais.


30.12.13

Chicago - onde ficar

"O mundo não está nos livros e mapas. O mundo está lá fora" (Hobbit)

Decidi começar a postar sobre Chicago pelo começo.  E toda viagem, após a passagem, começa pela escolha do local onde ficar.


Para alguns tipos de viagem escolho Hostel, para outros Hotel e mais recentemente alugo apartamentos com amigos (dica numa próxima postagem).
Como decidimos tarde viajar, Laudelino e eu não conseguimos reserva no Hosteling International aqui de Chicago, que é um dos melhores que já vi. Após muita busca encontramos o hotel "Urban Holiday Lofts" que se apresentou como uma alternativa muito barata e bem bacana.


Os quartos giram em torno de $60 dólares a diária, o que não é nada mal. A localização, apesar de longe dos grandes pontos turísticos, é bem bacana pois é perto do Metrô (linha Azul, estação Damen). Aliás vindo a Chicago é fortemente aconselhável comprar o ticket para o dia. Por $10 dólares você pode andar a vontade de ônibus e trem. As acomodações também sem bem bacanas. Há uma grande sala de TV, café da manhã praticamente o dia todo, com café, chá, bolacha, cereal e tudo mais. Há também nos andares máquinas de lavar roupa pré-pagas e pequenas cozinhas para fazer comida, além da cozinha principal.
A vizinhança também permite a você conhecer um pouco mais da vida da cidade, a que não de um turista comum.
Vou deixar o link nesta postagem como uma forte sugestão de hospedagem.
As fotos que ilustram o post são da agradável vizinha do "Urban Holiday Lofts".
Grande abraço pessoal!



Sneak peek of Chicago

"My first day in Chicago, September 4, 1983. I set foot in this city, and just walking down the street, it was like roots, like the motherland. I knew I belonged here" Oprah Winfrey


Uma grande correria com trabalho e viajando e por isso vou fazer apenas uma amostrinha do que vou mostrar aqui em breve sobre essa cidade que pouco ouço falar mas está sendo a mais bela cidade que já conheci nos Estados Unidos: Chicago.


E por que isso? Chicago tem personalidade, você percebe nos detalhes que está em Chicago e que ela é inconfundível perante as demais, seja pelo "L" (metrô daqui), seja pelos prédios extremamente arquitetônicos, seja pelas pessoas nas ruas.
Uma única dica para quem visitar Chicago. Compre o CityPass, além de economizar dinheiro, você economizará muito tempo pois acaba não pegando fila em nenhum lugar que vai. 


Na próxima postagem tentarei escrever sobre o SkyDeck, o maior prédio no qual estive presente. Ele é ainda maior que o Empire State e com uma vista muito, muito mais bonita.
Aquele abraço pessoal e excelente período de férias.
Até mais.




29.12.13

App viral toma conta das redes sociais

MomentCam: Caricatura em poucos segundos


Um aplicativo para iOS e Android (celulares e tablets) está virando moda nas redes sociais. Ele é o MomentCam que te ajuda a transformar sua foto em um desenho animado. Acima fiz uma minha. Apenas com poucos cliques, eu, que muitos dizem parecer com o Messi, apareço jogando futebol em um caricatura bem bacana.
Disponível na AppStore e na Google Play, o MomentCam é gratuito e super leve.
Corre lá e compartilha aqui suas caricaturas.
Aquele abraço.
Até mais.

28.12.13

Ceia de Natal

"O que importa na vida não é o simples fato de ter vivido. A diferença que fizemos na vida dos outros vai determinar a importância da vida que conduzimos" (Nelson Mandela)

E foi Natal! Em todas as ocasiões que estive fora da casa da minha família na época do Natal procurei fazer algo parecido fora. Assim, sem grandes festas e grandes viagens, Natal para mim é época de compartilhar com a família, também a que escolhemos, como os amigos, momentos juntos.


Neste ano, organizamos na casa do +Marco Túlio uma ceia de Natal com a intenção de jantarmos às 8 pm daqui, que seria exatamente meia-noite no Brasil.


Digo que foi intenção, pois agora percebo o trabalho que dá preparar uma ceia, mesmo que para poucas pessoas. A grata surpresa foi que o peru, bem grandinho, vou bem mais fácil de fazer que o esperado e ficou delicioso. Acompanhando teve os tradicionais arroz temperado, purê de batata (intenção era maionese, mas o pessoal não gosta muito), brócolis gratinado (idéia do Marco), farofa e farta salada de quase tudo que encontramos no supermercado e na casa do Marco Túlio.


Para uma ceia feita por homens, diria que ficou bastante interessante e realmente eu mantive a tradição e comi demais.


Fico mais uma vez imensamente feliz por ter mantido um pouco da tradição e me divertido muito nas 6 horas que antecederam a ceia, cozinhando com o +Marco Túlio e Laudelino.


Esqueci-me apenas de mencionar a deliciosa torta de frutas que algum(a) cozinheiro(a) do H-E-B preparou "especialmente" para a gente rsrsr ...
Espero que o Natal de vocês tenha sido tão ou mais bacana que o daqui ... preparando-me agora para 2014 ...
Aquele abraço.
Até mais.


27.12.13

Obrigação de ser novo

"Eu não faço a menor questão de ser jovem, mas novo, absoluta" (Moacyr Franco)



Tempo atrás vi um dos episódio do "8 minutos" com Rafinha Bastos entrevistando Moacyr Franco e me deparei com a frase que abre esse post. Isso me fez refletir bastante e perceber o quão chato é estar se repetindo. Mesmo coisas boas ao se repetirem em excesso não são por lá tão boas.
Ter uma meta e seguir em frente, sem os rodeios da repetição é algo complicado e difícil.
O que mais se vê, são pessoas preenchendo os vazios de suas vidas com atividades repetitivas, rotineiras: uma corrida intensa sem querer chegar a lugar algum.
Que aprendamos a investir energia naquilo que nos move para frente, ao invés de gastarmos energia para rodar, rodar sem chegar a lugar nenhum. Como diz o "rei do camarote" o que agrega.
Seguindo  em frente pois em frente há trabalho na estrada.
Aquele abraço.

26.12.13

Houston com Tiago e Rafael

"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria" (Chaplin)


Última parte da viagem do +tiago botari e do +Rafael A. Bizão aos Estados Unidos. Como parte do projeto de pesquisa deles, agendei uma visita a Universidade de Rice, onde trabalho. Boa parte dos dias que ficaram por aqui foi surpreendentemente produtivo, com alguns trabalhos inclusive já engatilhados.



Creio que eles puderem sentir, mesmo que em apenas uma semana, como é a vida texana e sobretudo minha vida aqui. Tentei agendar conversas com boa parte do grupo que trabalho e também algumas saídas com o pessoal. 
A mais engraçada e divertida sem dúvida foi a ida ao Wild West, uma casa noturna de dança country, que lembra muito os bailes sertanejos em São Paulo.


Tiago e Rafael, no auge da sua timidez, puderam dançar um bocadim.



Sem dúvida, essa semana, NASA a parte (eles foram, mas perderam a camera :( ), foi surpreendente produtiva, bacana e divertida. Não teria palavras para agradecer a visita e a alegria que trouxeram ao meu, bem pequeno, condo.


Espero vê-los em breve rapazes.
E para finalizar, um videozinho ... rsrsr

Aquele abraço.
Até mais.



25.12.13

Ah, essa volta ... rsrsr

"Afinal, há é que ter paciência, dar tempo ao tempo. Já devíamos ter aprendido, e de uma vez para sempre, que o destino tem de fazer muitos rodeios para chegar a qualquer parte" (Guimarães Rosa)


Um dia e meio em New York, muita diversão. Para nossa surpresa na volta,  nossa conexão em Dallas estava cancelada devido a forte nevasca que caia.
Em New York mesmo recebi o email dizendo que meu vôo havia sido cancelado e logo depois que havia sido remarcado para 12 horas depois, via Miami.


Era hora de deixar New York, pegar um ônibus e ver como poderíamos consertar isso em Boston (4 horas de ônibus Greyhound)
Chegando em Boston por volta da meia-noite, conseguimos um táxi com um senhor da República Dominicana, muito legal. 1 da manhã já estávamos no aeroporto de Boston esperando o "check-in" começar.
Tiago e Rafael, que não tinham ainda seus vôos remarcados, conseguiram uma viagem mais cedo, via New York. Para mim? Infelizmente para mim, não seria possível. A frustração do começo se transformou em tristeza e mesmo assim comecei a ajudar os meninos a despacharem suas bagagens. 
Creio que no fundo, a atendente ficou com dó do nosso estado e procurou um lugar no avião para mim também. Para nossa surpresa, conseguimos excelentes lugares e lá fomos nós, de novo a New York pegar nossa conexão para Houston.


Em New York, após alguns atrasos, conseguimos nosso vôo para Houston. Atrasos em vôos são normais, mas um tão longo foi novo para mim. Felizmente ainda temos energia.
Enfim, 25 horas em New York e mais de 25 horas para voltar para Houston. O melhor foi ver os meninos mesmo exaustos não perderem, mais uma vez, a paciência.
Em breve a última parte da viagem do +tiago botari  e +Rafael A. Bizão em Houston.
Aquele abraço.
Até mais.



24.12.13

Porque é hora só de agradecer

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." (Nelson Mandela)


Não é hora de fazer uma revisão do ano, pois faltam ainda 6 importantes dias pela frente. Mas é hora de começar. E em 2013 eu só tenho o que agradecer.
Por isso e aproveitando isso, gostaria de desejar a todos vocês, amigos, um Natal espetacular repleto de saúde e Paz e se puder na companhia de suas famílias.


É mais um Natal pessoal, faça dele, especial!
Aquele abraço.
Até mais.

23.12.13

New York, de novo, mas sempre diferente

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos" (William Shakespeare)


Impressionante, como todas as vezes que estive em New York, houve momentos memoráveis e completamente diferentes uns dos outros. Essa foi a primeira vez que fui com amigos brasileiros para lá e com verdadeiros turistas.


Sabendo da felicidade deles em conhecer pontos turísticos (algo que não sou daqueles fãs), marcamos um dia e meio em New York, durante o final de semana. E como foi divertido.


Creio que andamos mais que todo mundo naquela cidade para "dar conta" dos principais locais da cidade e mesmo com um daqueles frio, fiquei impressionado de como o pessoal, em nenhum momento, perdeu o bom humor. 


As fotos podem até ser parecidas com as que postei há algum tempo, e algumas vezes. Mas tenho que ser sincero que agora elas tem mais vida, com a presença do +tiago botari e do +Rafael A. Bizão 


Foi também a primeira vez, depois de vários programas baratos, que fui a Ilha da Estátua da Liberdade e subi no Empire State Building. Realmente, tenho que ser novamente sincero, vale a pena demais. Escutei por vezes, de que o Ferry Boat é a mesma coisa e posso lhe dizer que não é. Vale a pena gastar alguns dólares a mais por ambas as experiências.


E no final uma lição de que cada vez que visitamos uma cidade é diferente. Algumas mais diferentes que outras. Basta nos expormos mais e se possível, levar amigos.


Ao Tiago e Rafael, meu muito obrigado. Apesar de já ter ido algumas muitas vezes para lá, eu era quem parecia nunca ter estado, tamanha minha felicidade.


Sei que o Tiago vai reclamar, mas a foto dele comendo no Hard Rock não poderia faltar aqui ... que figura rsrsrs


E como não é novidade, tirei fotos demais. Fotos que poderiam ser chatas de ver ... por isso, novamente fiz um "filminho". Espero que gostem.


Aquele abraço.
Até mais.

22.12.13

2013 - Mais um MRS, mas inédito :D

"Tudo que é realmente grande e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar em liberdade" (Albert Einstein )


Os lugares não são novos. São os da minha velha e bela Boston. Entretanto o GSONM, grupo da Unicamp, estava em peso participando do Material Research Society Meeting (MRS) e essa turma proporcionou momentos inéditos e inesquecíveis por lá.


Foi talvez, cientificamente, um dos melhores MRS que já participei. Palestras interessantíssimas e pude aproveitar bastante. Apenas um membro do meu grupo na Unicamp não esteve por lá.


Foi como se o país tivesse vindo me visitar. A saudade já era grande e assunto não faltou para colocarmos em dia.


Num curto espaço de tempo, 1 semana, foram inúmeros os momentos ímpares e que ficarão guardados na memória com aquele sorriso de canto. Destaque para a figura que é o +tiago botari e sua animação peculiar ... rsrs


Tivemos também nossa cópia do "Rei do Camarote" que nos possibilitou o momento da foto acima ... um lugar que "só agregou" ao que conhecia de Boston. Até Harvard, pode ter seu lado brega rsrsr


Tirei fotos, fotos até demais e devido a isso fiz um pequeno vídeo que segue em anexo. São fotos aleatórias, sem qualquer intenção de conexão entre elas.


Bom pessoal, por fim, pelo que podem perceber o blog anda meio desatualizado. Aproveite hoje e a gripe que me pegou para escrever um pouco. Felizmente o tempo de não atualização do blog está intimamente ligado ao tanto de coisas vividas no mundo offline.


Espero poder encontrá-los pessoalmente no próximo ano para colocar os assuntos em dia.
Aquele grande abraço e curtam o vídeo.


Até mais.