31.12.11

Nossa corrente

"A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz ao mundo" - Maomé


Falta pouco pessoal para 2012. Começamos a nossa corrente!
Bom Ano Novo!

E se vai 2011

"Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração. Deus nos dá o dom de eternizar em nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale ..." - Padre Fábio de Mello


2011 acabando e o que vai ser eterno para você?
Para mim, jamais sairá de minha mente um último sorriso, um olhar arregalado, um roçar de cabeças.
Na minha cabeça ficará guardado eternamente cada beijo e cada mordida do amor recebido.
Até mesmo as dores das injeções ficarão eternamente guardadas como um alívio único de quem acaba de renascer.
2011 está seguindo embora pessoal e ele será uma parte, pequena, de toda a nossa existência. 
Aprendi muita coisa esse ano, temi como poucos anos na vida. Conheci de perto a dor e percebi que o sofrimento pode e deve ser contornado.
2011 está ficando para trás pessoal e quero olhar o presente e o futuro.
Um novo ano, novinho em folha, está nascendo, repleto de novos desafios e novas esperanças, mas sejamos sensatos em manter o que conquistamos para avançar.
Avancemos pois cada novo dia é um grande presente. 
Cada novo raiar do sol é a esperança de que tudo vai dar certo.
2012 é apenas mais uma volta, diriam alguns, mas o que é tudo isso senão as voltas que nos dão a oportunidade de crescer.
Como digo sempre, isso, esta vida, é tudo, tudo que até o momento temos e já é por demais uma benção.
Muito obrigado 2011 você, como um pai severo, me ensinou que a vida pode ter um fim, mas como uma mãe bondosa, me mostrou como tudo pode recomeçar.
Obrigado pessoal que esteve comigo este ano, espero vocês ano que vem.
Obrigado Deus pelo belo presente e por estar sempre comigo.
Abraço.
Até 2012. 

Último raiar do sol de 2011


Dia 31 é um daqueles dias que voa. Família e/ou amigos preparando o que comer, onde ir, que roupa usar, ...
Dia, mesmo que a gente não queira, de fazer reflexões e recordar de 2011.
Dia também em que a esperança está forte e que o simples mudar de um número nos dá um ânimo imenso.
Vem 2012 que estamos te esperando, mas vivamos intensamente este último raiar de 2011.

Esta música foi, para mim, a música de 2011.

Abração pessoal!


30.12.11

11 de junho de 1983 - onde tudo começou

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo da Vinci)

Na foto: Eu tentando melhorar na percussão

Nascia no dia 11 de junho de 1983 aquele que vos escreve agora. Filho de Marilene (32) e José (38),  este menino homenageou o seu avô materno, o comendador Pedro Alves da Silva, por receber dele o seu nome. Pedro Alves da Silva Autreto foi o único menino nascido naquele dia, naquela maternidade em Ourinhos. 

Na foto: Eu nas primeira locomoções (Não, o maior sonho do meu pai não se realizou pois eu sou saopaulino :D)

Geminiano nascido às 22:30h, Pedro, por ansiedade de iniciar no mundo, chorou tanto na maternidade que as enfermeiras foram obrigadas a levá-lo para os braços de sua mãe, logo na primeira noite de vida.
Pedro teve a noção exata, desde o momento em que nasceu, que era certamente uma das crianças mais esperadas de todo o mundo, já que vinha em uma família que procurava se reestruturar e havia se reunido depois do trágico acidente que envolveu suas irmãs de 11 e 13 anos de idade.

Na foto: Meus pais

Apesar disso, viveu bem pouco tempo como filho caçula, pois um ano e um mês depois viria sua irmã e companheira de todas as atividades desde lá: Jaqueline.
De sua infância lembra-se dos seus primos: Eduardo, Libânia e Juliana que povoaram seu mundo de novidades, mas não conseguiram retirá-lo do mundo em que vivia, onde criava assiduamente símbolos, negócios e outras artes que, até hoje, são tão utéis a ele.

Na foto: Juliana, Eu, Libânia e Dudu (meus primos

Apesar de nascido em Ourinhos/SP, Pedro teve pouco tempo para conhecer a cidade. Quando se deu conta de si morava em São Paulo e teve na imensidão de seu quarto, o ambiente ideal para viver, criar e ser feliz até que aos 9 anos conheceu sua paixão: a programação, ainda em Basic (mas essa é uma outra história).

Na foto: Explorando o meu berço

Se eu encontrasse hoje com essa criança super "cute cute" diria o mesmo que digo para mim todos os dias: continue caminhando e sorrindo, pois o mundo nos leva exatamente para aquilo que acreditamos.
Feliz infância.

Na foto: Eu na foto que mais gosto de mim

Espero que 2012 sirva para renascermos mais uma vez, repleto de sonhos como esse pequeno Pedrinho.
Não deixemos que o mundo nos tire aquela alegria de criança em achar belo e curioso cada pequena coisa que a vida nos proporciona.
Forte abraço.



29.12.11

Bebida mata


Certamente esta não é uma postagem para os meus valorosos amigos que bebem moderadamente em festas e são muito responsáveis. Mas não poderia terminar o ano sem fazer essa postagem.
Vivi e conheço o drama de pessoas e famílias que são destruídas por essa droga que se chama bebida alcoolica. Não que eu não as consuma. Como disse no começo da postagem, essa não é uma postagem para aqueles que as consomem com parciomônia nos finais de semana. Mas reflita: o seu amigo, seu filho ou até mesmo seu pai podem não ser tão fortes quanto você e sucumbir neste mal que é a terceira causa de morte evitável no mundo. Estas não são responsáveis apenas pela destruição de famílias em acidentes de trânsito, mas também pela tortura de famílias inteiras ao conviver com um doente. Por isso reflita bem antes de propagandear o que pode destruir famílias inteiras. 
Você pode, ao ler esse texto, pensar logo que outras coisas matam também se não usadas direito. Contudo de acordo com a Sociedade Brasileira de Psquiatria, o alcoolismo acomete 12% da população e matou em torno de 13 pessoas a cada 100 mil habitantes (nos últimos seis anos). O álcool é responsável por 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos de mortes violentas.
Todos sabem que fotos com bebida pouco aparecem no blog. 
Sinceramente não consigo mais me divertir ou achar graça em um doente que bebe desvairadamente até cair, destruindo muitas vezes sua vida em anos, juntamente com a da sua família.
Sinceramente não vejo glamour nenhum em mulheres e homens sarados na praia bebendo seu primeiro copo de cerveja. Eles mostram o começo da festa, gostaria que mostrassem o fim.
Não vejo graça em tantos mortos prematuros.
Desculpem sinceramente também pela postagem, talvez não sirva para você, mas tome cuidado, eles não merecem que você divulgue as marcas deles em blogs e redes sociais.


Não dá para esquecer que a bebida em excesso mata aos pouco pessoas e famílias.
Cuidado.

Não assista, apenas, sinta

"As pessoas mais felizes são aquelas que parecem não ter nenhum motivo particular para serem felizes, só que os são." - William Inge



Final de ano chegando pessoal e estou postando um curta muito bacana do Youtube que mostra como o desejo de alguém pode mover tudo ao seu redor, nem se for em sua mente.
Espero que gostem.
Grande abraço.
Até mais.


28.12.11

Imagens possíveis

"Não me substime, às vezes me faço de cego para enxergar mais longe" (Cazuza)


Aproveitando esses dias em casa para escanear fotos e outras recordações da família. 
Isso só foi possível graças a uma aquisição recente no Mercado Livre de um scanner de mão.
Há muitos anos queria ter um scanner de mão para utilizá-lo em documentos e outras obras delicadas que não permitem o uso de um tradicional. 
Contudo, naquela época, os scanners deste tipo tinham baixíssima resolução, eram pesados e escaneavam muito mal (torto, com erros no meio da figura, etc).
Com o tempo estes erros foram corrigidos e hoje este tipo de aparelho, com qualidade, já é uma realidade.

Supreendi-me com tamanha qualidade ao comprar este scanner de mão da foto, Vectrox. Ele é um aparelho sem fio, que usa cartão de memória e permite escanear, com resolução de até 600dpi, imagens preto-e-branco e coloridas de maneira rápida e fácil. O que mais me entusiasmou, e a minha mãe também, foi sem dúvida a rapidez que ele faz isso, o silêncio e a praticidade de passar, como de um pen drive, as fotos para o computador.
Relativamente barato, este produto pode ser adquirido por R$250,00 em boa parte das lojas online.
Fica a dica para aqueles que, como eu, gostam de digitalizar documentos e obras importantes.
Abraço.
Até mais.

YouTube slam


Vamos jogar?
O Youtube lançou hoje um jogo divertido que ajuda o site a escolher os melhores vídeos, o Youtube Slam
Este jogo é uma excelente oportunidade para conhecer novos vídeos e colaborar para uma melhor classificação deles. 
Lembra, para não dizer uma cópia, o antigo recurso de ranking do saudoso tempo do Google Video.
Entrem lá e digam o que vocês acharam. Eu estou jogando no CuteSlam.
Abraço.
Até mais.

27.12.11

1968 - No dia que meus pais casaram

"Je me suis assis près de son âme. Mais la belle dame s'était enfuie. Je l'ai cherchée sans plus y croire. Et sans un espoir, pour me guider"  (Música Aline - Christophe)
Na foto: Meu pai (José Autreto) e minha mãe (Marilene)

Aproveitando as férias de dezembro para escanear um pouco da rica história de minha família. Espero poder fazer isso em todos os momentos livres em Ourinhos.

Era 7 de setembro de 1968 , meus pais, Marilene (17) e José (23), se preparavam para casar na Igreja, ainda, matriz de Ourinhos. Antes, contudo, houve o casamento no civil. Devido a parada, tradicional em Ourinhos, de 7 de setembro, o carro que carregava minha mãe não conseguiu chegar à porta do cartório e, tanto minha mãe, como todos os outros convidados percorreram parte da Avenida Altino Arantes a pé para o casamento no civil.

Na foto: Meu pai e minha mãe (parecem felizes :D)

Os padrinhos do civil foram Léo e esposa (nunca vi na minha vida e fiquei sabendo que ele prometeu uma panela de pressão e até hoje não deu ... rsrsr) por parte da minha mãe e por parte do meu pai foram a Tia Joaquina e o Cardoso (falecido recentemente).

Na foto: Meu pai, minha mãe, meu vó paterna Licinha (Doralice Aleixo da Silva) e meu avó, comendador, hoje, Pedro Alves da Silva.

Na igreja os padrinhos foram: Celso (meu padrinho de batismo) e sua mulher (Joanna Dark), Beatriz e Dr. Cachoni.
Começava aí a história da família Autreto, intersecção de duas famílias muito diferentes, mas complementares. 
História bem bacana de vida de minha família, repleta de fatos inusitados e muito ricos. 
Espero poder contar aos poucos aqui um pouco mais sobre os Autreto's, Cardoso e Alves da Silva.
Grande abraço.
Até mais. 

PS: Caso queira ver todas as fotos do casamento é só enviar email pedindo livre acesso ao álbum.



26.12.11

Feliz Natal

"Para poder rir verdadeiramente devemos estar disponíveis para apanhar a nossa dor e brincar com ela" (Charles Chaplin) 
Na foto: Minha mãe e eu
Chegou, enfim, o Natal e como já é tradição no blog, estou colocando as fotos de nossa celebração.

Na foto: Acima: Renata (cunhada), mãe e Jaqueline
Abaixo: Neto e namorada, Keroline e Jaqueline

 Celebração um bocado diferente visto estarmos sem o patriarca da família e, muito devido a isso, optamos por fazer todas as celebrações na casa do meu irmão Fernando.
Bacana demais ver a família toda reunida. Junte-se a isso, o prazer em poder celebrar também com a família da minha cunhada e todos que já compõe uma grande família. 

Na foto: Eu

Se Deus quiser, no próximo ano, teremos um Autreto a mais, já que a Renata está grávida.
Espero que o Natal de vocês tenha sido tão bacana quanto o meu que, mesmo sem o meu pai, foi bastante divertido.
Abraço a todos.
Até mais.



23.12.11

Revendo o ano

"Gosto daquilo que me desafia. O fácil nunca me interessou. Já obviamente o impossível sempre me atraiu muito"- Clarice Lispector

No vídeo: 2011 segundo as pesquisas realizadas no Google

Ano terminando pessoal e estou passando aqui para antecipadamente desejar a todos um Feliz Natal. Este ano foi intenso, um dos mais intensos que já vivi. 
Gostaria de agradecer a todos pelo apoio e pelo carinho.
O vídeo acima retrata um pouco do que mundialmente se falou sobre 2011.  Foi realizado a partir das pesquisas feitas no Google.
A história de cada um de nós, contudo, ainda é um vídeo a ser feito por cada um, em nossas mentes.
Forte abraço.
Até mais.

22.12.11

Sumopaint

"Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade"(Walt  Disney)

Na figura: SumoPain

Hoje apresento uma das gratas surpresas que tive na ChromeWebStore, a loja de aplicativos do Google Chrome.
O webapp é, talvez, o app dos apps no quesito desenho e se chama SumoPaint. Contém recursos incrível, alguns deles que jamais vi em qualquer outro aplicativo seja baseado na web ou offline.
O Sumopaint lhe permite fazer basicamente tudo, desde importar uma figura, alterá-la, até, o que eu mais gosto, criar novas e surpreendentes figuras, como a que está acima e abaixo.
Como todo software completo, essa postagem teria que ser imensa para relatar uma pequena parte dos recursos deste incrível aplicativo. O que mais me impressionou sem dúvida foi o 3D do Sumo por permitir, de uma maneira simples, construir coisas incríveis.
Bom pessoal, vale muito a pena começar a usar e se divertir com este webapp que pode ser utilizado tanto por pessoas iniciantes e até mesmo pelos mais experientes usuários.
Usem lá, se puderem, e mandem notícias. 
Olhem minha arte de cinco minutos abaixo.

Na figura: Minha arte de cinco minutos

Aliás, é grátis! :D
Abraço.
Até mais.

19.12.11

Se eu fechar os olhos agora


"The only way to do great works is to love what you do. If you have not find it yet, keep looking. Do not settle. As with all matters of the heart, you will know when you find it" Steve Jobs

Arte e cultura - Andruchak

Faz tempo que não escrevo no blog. 
2011 foi um ano muito difícil, mas repleto de pequenas imensas alegrias. Houve alguns momentos, principalmente no começo deste ano, que fechar os olhos era um grande problema por presenciar o imenso e grande vazio de se perder alguém tão querido.
Ao fechar os olhos hoje, contudo, vem aos meus olhos apenas a doçura de um olhar arregalado. O sorriso de um "jura juradinho" doce.
O ano de 2011 termina com um misto de uma alegria triste ou uma tristeza alegre. Mas tenhamos força, tenhamos ímpeto!
Ao fechar os olhos vejo como tudo se encaixa.
Não que as pessoas sejam substituídas por outras, mas é como se Deus nos dissesse que há muito mais vida pela frente, muitas alegrias a serem experimentadas e que um novo tempo ainda melhor está para começar.
Uma grande tempestade serve muitas vezes para limpar o solo e nos proporcionar aquele céu azul que tanto gostamos.
Hoje, quando fecho os olhos, sinto uma alegria imenso de quem tem completamente preenchido todos os vazios da alma e está a ponto de explodir de tanta felicidade. 
2011 afinal é como esse texto, paradoxal. 
2011 foi o ano que a felicidade, a ternura, o amor veio até mim e pela primeira vez, por não ter forças para correr, não corri dele.
Termino 2011, mudado nas coisas que podiam e estavam na hora de serem mudadas.
Que venha 2012. A vida tem muito mais sentimentos do que havia imaginado.
Abraço forte!
Até mais.

25.11.11

Nostalgia

"A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que gasta de tanto se acostumar, e se perde de si mesma" (Marina Colasanti)

Hoje passeando pela internet, encontrei alguns blogs muito bacanas e com temas parecidos com os quais tenho tido contato aqui no blog.
Certamente o que mais me emocionou foi um dos quadrinhos do Gus Morais. Vale a pena ler toda a "tirona". Muito dos termos ai contidos fazem parte da minha história também: o primeiro IBM, os amigos do meu pai do Pari ...
Eu que já me acostumei a compartilhar com vocês muitos aplicativos e sites, gostaria de compartilhar hoje um pouco mais de humanidade contida nesses incríveis blogs.
Abraço.
Até mais.

19.11.11

Chrome Remote Desktop

"E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida" (O menestrel - autor desconhecido)
Bom dia, boa tarde ou boa noite, pessoal!
Atravessamos momentos fantásticos na vida em que grande parte dos sonhos estão ali, no tocar de nossas mãos e nesta hora é hora de curtir e planejar. O mais importante sem dúvida não é o que se tem, mas onde se pode chegar e como conservar.
Então aproveitando esse momento vou falar de um dos meus maiores prazeres: informática.
Descobri recentemente uma extensão para Google Chrome muito parecida com o Team Viewer, o qual já falamos aqui. 
Uma das diferenças deste é o fato de estar inserido no, já onipresente, Google Chrome. O funcionamento dele é muito parecido com o Team Viewer. Você deve instalar o complemento nos dois computadores com Google Chrome (se estiverem sincronizados não precisa fazer isso, mas o tempo para instalação pode ser muito grande visto que são mais de 17 megas) e anotar a senha do computador que gostaria de controlar. Simples e fácil.
Vale a pena testar, contudo o Team ainda me parece imbatível justamente por funcionar em Android, IPad e poder fazer transferência de arquivos facilmente.
Aquele abraço.
Até mais.

13.11.11

O silêncio dos bons

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" (Martin Luther King)

Na foto: Cérebro em mais um dos seus planos para conquistar o mundo
Nâo gosto de simplificar a definição de pessoas maquiavelicamente usando adjetivos como "bons" e maus", justamente pelo motivo de todos nós seguirmos o que acreditamos. 
Contudo usarei essa definição aqui, porque "eles", os que agem cegamente por ideologias, sem as confrontar com a realidade do mundo, usam e conseguem entender.
O que mais me preocupa sinceramente é que os "bons", aqueles que seguem suas vidas trabalhando e até mesmo discutindo em negociações justas e discussões ponderadas, muitas vezes se calam diante de manifestações desproporcionais. E estes se calam, não porque não se interessam por estes assuntos, mas evidentemente porque tem mais o que fazer e não tem financiamento.
Uma pesquisa interna no campus da USP mostra que 58% da população uspiana é a favor da presença da PM no campus, ou seja uma maioria confortável em relação aos que desejam que ela saia. Mesmo os que querem que a PM deixe o campus, a grande maioria é a favor de uma discussão ponderada. 
A pequena minoria, barulhenta, dona da verdade absoluta e quase um "Cérebro" (aqueles que a cada ano querem fazer a revolução) impedem uma discussão democrática aos berros.
Não só na USP que isso acontece, na TV observei o mesmo. A grande maioria da população brasileira gosta muito da narração de Galvão Bueno, e aqui não vou colocar a minha opinião sobre o narrador. Mas uma pequena maioria, insiste em desprestigiar um narrador que consegue se comunicar de uma maneira adequada com grande parte da população. Pedir para que alguém "cale a boca" é muito forte e digno daqueles que já não tem mais argumentos e se incomodam com o sucesso alheio.
Não sou a favor nem contra qualquer um que faça protesto. São dignos defensores dos seus ideais. Não sou contra nem a favor de quem critica o Galvão Bueno, mas sejamos sensatos e tentemos agir democraticamente ouvindo os que tem argumentos a favor ou contra, ponderando racionalmente, sem ideologias alheias.
O que pedimos é apenas democracia, que se respeite a opinião dos outros e ponderando com as nossas possamos crescer. Não sejamos nem uns Pink nem uns Cérebros.
Abraço.

10.11.11

Estamos no Google+

“O perfeito valor consiste em fazer, sem testemunhas, o que se faria diante de todo mundo. ” François de La Rochefocauld


Pessoal, tudo bem?
Estreamos ontem no Google+. A medida que a ferramenta for evoluindo irei trocar o Google Friend Connect (mais uma iniciativa do Google que não deu certo) pelo Google+ (que parece que agora vai ... rsrs).
Assim, aqueles que puderem, por favor, façam a migração para o Google+ e adicionem a página do blog lá.


Abraço.
Até mais.

15.10.11

O melhor de você, sempre!

"Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas." (Madre Tereza de Calcutá)

Na foto: Jardim Botânico em Cambridge

Parece uma pauta combinada, mas ontem tive a idéia desta postagem e verifiquei que foi a mesma escrita, brilhantemente pelo Felipe Tavares em seu blog.
Estive no Woodstock aqui em Campinas e tive o prazer de escutar uma das melhores bandas que já vi tocar, chamada Old Chevy. Ouvindo essa banda comecei a pensar como as pessoas que fazem o que gostam, fazem isso com muita perfeição. Não havia nenhuma relação com dinheiro.
Tenho alguns amigos assim, fazem com enorme prazer o que fazem e penso exatamente dessa maneira, seja o que você for fazer, independente do quanto você ganhar, se for fazer, faça com toda a paixão possível ou não faça. Isso diferencia o seu caráter. 
A vida é curta, e é, até o momento, a única coisa assegurada a você. Você tem esses poucos anos para viver o  que você quer, construir a sua história. Não perca tempo fazendo coisas das quais não gosta, coisas mal feitas e de má vontade, reclamando o tempo todo do dinheiro que recebe. Vendo essa banda, tive a real noção disso. Não sei o quanto eles estavam recebendo pelo show, mas faziam aquilo como se fosse para um Maracanã lotado e se estivessem recebendo milhões por isso.
Faça o melhor de você em tudo que fizer, ou não faça. Existem pessoas querendo viver suas vidas completamente!
Abraço.

6.10.11

Steve Jobs - Ao infinito e além

".. Seu tempo é limitado, portanto não o desperdice vivendo a vida de alguém. Não caia na armadilha do dogma - que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe que o ruído da opinião dos outros cale a sua própria voz interior, e o mais importante, ter a coragem de seguir seu coração e intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário." Steve Jobs



Muito se falou durante essas últimas décadas do incansável Steve Jobs que imprimiu seu ritmo e sua visão a uma grande parte da indústria do entretenimento.
De todos os seus inventos, o IPad é o que mais uso e, sinceramente, Steve desde o princípio me convenceu de que eu precisava de um. Lembro-me, como se fosse ontem, de um pedaço de Cambridge completamente parada para ver o lançamento do IPad. As discussões, por algum tempo, se resumiam ao aparelho e sua funcionalidade. Anos após isso, a única certeza daquelas e desta pessoa que vos escreve temos é: "Complicado não ler mais nele. Complicado não jogar mais nele...".
Na foto: IPad - parte do meu dia
Lembro-me também dos cinco dias nas filas para comprar um IPad2. E olha que nem sou um Applemaníaco.

De todas as frases ditas, duas delas me chamaram a atenção e resumem o que gostaria de dizer. A primeira delas segue abaixo:
"Você se foi e não pude te ver nem de perto, mas você nos deixou o seu gênio. Teríamos demorado mais sem você, tudo teria sido insuportavelmente lento"  (Yoani Sanches - blogueira cubana)
Lembro-me que quando se lançou o IPhone ou mesmo o IPad, não havia absolutamente nada parecido. Engenhoso, simples e perfeito. Fazia bem feito o que fazia. Sem caneta, apenas seu dedo e alguns gestos que pareciam terem nascidos conosco.
Há algum tempo postei no blog, um vídeo dele numa formatura. Ele conta como deveríamos ser insaciáveis e buscar desafios sempre. Muitos costumavam dizer que Steve Jobs vivia o dia como se aquele fosse o último.
"Não haverá tributo maior ao sucesso de Steve do que o fato de que grande parte do mundo soube de sua morte por meio de um aparelho que ele inventou" 
(Barack Obama - Presidente dos Estados Unidos da América)
Estava em casa quando soube da morte do fundador da Apple. Pedia ao meu amigo de casa para abrir o novo site da UOL e verificar as mudanças. Ele abriu e me disse que o Steve havia nos deixado. Instintivamente abri o meu IPad e li as notícias. Soube de sua morte por meio de uma de suas maiores invenções. Steve também morre num dia particularmente triste para mim: era aniversário de 67 anos do meu pai.

Como disse, o IPad foi, na minha opinião, sua maior invenção, mas não será àquela que me recordarei. Steve será lembrado por mim também, e especialmente, por ter criado a Pixar e o fantástico Toy Story. 
Na foto: Toy Story
Steve foi muito além de seu tempo e de nossa sociedade. Almejou sempre:

Ao infinito e além (Toy Story)


Abraço.

1.10.11

Simulando

"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca" - Clarice Lispector
Na foto: Imagem do Foldit (proteína humana)
Aproveito essa postagem para escrever um pouco sobre a minha apresentação em Bauru.
Minha maior tentativa nesta palestra foi animar os alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp a começarem a ver que a simulação pode ajudar, e muito, no desenvolvimento de diversas áreas e que, surpreendentemente, para alguns deles, eles já simulavam por diversão em diversos jogos como o FarmVille e outros.
Semana passada uma reportagem foi de encontro a essa tentativa ao mostrar que uma simulação, do tipo jogo, foi capaz de predizer o enovelamento de uma proteína, estudada há mais de 10 anos.
O enovelamento de proteínas, ou seja, como será a configuração espacial de uma determinada proteína com uma sequência de aminoácidos, é um dos maiores desafios da ciência atualmente, e de difícil reprodução, mesmo com os poderosos computadores atuais. 
O jogo em questão é o Foldit e pode ser acessado a partir deste link.
Essa simples "brincadeira" pode auxiliar no desenvolvimento de drogas e no avanço do estudo de como os retrovírus poderiam se reproduzir. Na família desses retrovírus está o HIV.
Com respeito a isso, grandes avanços estão sendo realizados e mais uma pessoas é tida como negativa após o tratamento por terapia genética, como pode ser lido neste link da Revista Veja.
Fico imensamente feliz em poder ter despertado a paixão pela ciência em alguns dos alunos e pela coincidência desta reportagem reforçar a mensagem deixada na palestra.
Devemos trabalhar, do modo que podemos, para o avanço da ciência e na cura de doenças . Felizmente, apesar de algum caso de imensa mediocridade de pessoas que não tem qualquer solidariedade por outras e se esquecem que um dia precisaram de ajuda, grande parte das pessoas que nos rodeiam trabalham para o bem estar coletivo e ajudam, naquilo que podem, no avanço de um comunidade mais justa e solidária, independente da condição de cada uma delas.
Aproveite, jogue também!
Abraço.
Até mais.





17.9.11

A semana mais física de todas

"Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre" (Albert Einstein)

Foto: Turma da minha formatura em Bauru.

Faz dez anos que entrei no primeiro ano de Física na Unesp em Bauru. Faz dez anos que comecei um sonho que a princípio seria curto. 

Na foto: Sala da Semana da Física

Mesmo terminando o doutorado, contudo, percebo que o que escolhi é bastante amplo e me possibilita sonhar nos mais diversos sentidos.

Na foto: Onde tudo começou (casa em Bauru)

Foi assim que retornei a Bauru após 6 anos. Retornei não como um aluno, mas como o palestrante do evento mais importante para mim: A Semana da Física, ou como costumava falar: a semana mais física de todas.
Olhar aqueles alunos foi reviver o passado de uma maneira única, jamais sentida. O sentimento é realmente indescritível e alça para a percepção de como tudo muda a toda hora e que nossos momentos mudam de sentido no mesmo lugar.

Na foto: Professor Francisco Lavarda

Visitei grandes amigos e vi um departamento de Física ainda melhor. A pós-graduação está cada vez mais forte e os professores motivados. Revi também grandes amigos, como o Professor Francisco Lavarda, Douglas, Renata e Maria Helenice. Muito obrigado pela recepção incrível que me proporcionaram.

Na foto: Douglas Leite

Iniciei a apresentação na Semana agradecendo a tudo que todos tem feito por mim durante todo esse tempo e me permitindo dizer que mesmo tendo me apresentado em muitos lugares do mundo, aquela apresentação seria a mais importante emocionalmente para mim.


Na foto: Entrada do departamento de Física em Bauru

A última vez que estive naquela sala foi para dizer: "Sejam todos bem-vindos a semana da Física de número 7". 
Emoção incrível, muito bom ter percorrido tantos lugares e ter vivido para ter uma emoção dessas.
Obrigado a todos, departamento de física, professor Lavarda, professor Momotaro, professor André Malvezzi, enfim todos mesmo!
Aquele grande abraço.

3.9.11

Honesto

"Os heróis são aqueles que tornam magnífica uma vida que já não podem suportar" (Jean Giraudoux)


Sendo honesto, creio que alguns saibam, ate mesmo pelo numero de postagens, que meus dias tem sido bastante agitados e sobra pouco tempo para, por exemplo, ver TV.
Sabado passado estava saindo quando vi um garoto chamado Jotta A. na TV no Programa Raul Gil (sim, eu estava orgulhosamente sintonizado no SBT).
Este garoto cantava "Happy Day", mas por estar saindo, nao consegui ouvir toda a apresentacao. Achei a principio, bem bom, para ser honesto.
Muitos que leem o blog, tenho certeza, nao gostam ou nunca viram o Programa Raul Gil. Ha aspectos muito bacanas e alguns nem tanto. A unica coisa que posso falar eh que o programa eh honesto.
Faz muito bem feito, aquilo que se propoe a fazer. E uma dessas propostas eh o de revelar talentos, jovens cantores.
Um desses meninos, simples assim, eh o Jotta A. Nesta sabado, entre uma pagina da minha tese e outra, decidi tomar um terere e ligar a TV e estava entrando no palco esse mesmo garoto. Desta vez conseguiu escutar "Sonda-me" completo.



Fiquei completamente impressionado e emocionado. Ha algo de genial neste garoto, sem duvida.
Pesquisei entao pelas outras apresentacoes e encontrei mais e mais coisas inacreditaveis.
Duas delas estao aqui.
Sendo minimanete honesto, este garoto eh sublime, genial, formidavel e emocionate.
Abraco.
Ate mais.

2.9.11

Conecte os pontos

"Você não pode conectar os pontos olhando adiante. Você só pode conectá-los olhando para trás"(Steve Jobs)

Na foto: Ciclo Básico na Unicamp em dia de UPA
Hoje foi um dia um pouco atípico aqui na Unicamp. Demorei aproximadamente 2 horas para conseguir chegar no meu trabalho, vindo de casa, pois está ocorrendo o Universidade de Portas Abertas (UPA).
Entretanto, o que poderia deixar algumas pessoas extremamente irritadas, me deixou muito feliz. 
Estamos em festa justamente por receber a razão de estarmos aqui: a sociedade que acredita, de alguma maneira, que nós trabalhamos para melhorar ainda mais o futuro dela.
Realmente é bacana demais olhar os parques da Unicamp completamente cheios de vida, de um barulho bom e de novidades. Muito bom ouvir músicas novas, ver pessoas diferentes e ter a certeza de como a natureza é sábia por fazer-nos tão diferentes uns dos outros.
Bacana também perceber como cada um deles tem um sonho que pode estar intimamente ligado a algum curso da Unicamp.
Na foto: Lucas e Zezé (de Bebedouro) participando do UPA
Isso me fez recordar um dos melhores discursos da história, realizado pelo CEO da Apple (eternamente CEO) Steve Jobs que se afastou essa semana do comando da empresa para um tratamento.
Observar as palavras dele tem tudo a ver com o dia de hoje. Steve conta três histórias que mostram como as coisas se ligam umas as outras, como aparentemente o caminho já está traçado e seu coração já sabe disso, basta você aceitar.
Observe que ele, mesmo dizendo que a juventude é limitada e que devemos aproveitar esse momento, mostra uma juventude nos olhos e nas palavras, que parecem eternas.
Essa é uma justa, muito pequena, homenagem ao homem que praticamente criou o PC (copiado depois pelo Windows), criou as animações de computador (com o adorável Toy Story), reiventou a indústria fonográfica com o IPod, recriou o telefone com o IPhone e revolucionou mais uma vez a computação com o belíssimo IPad.


Hoje vim especialmente feliz para a Unicamp justamente porque vocês estariam aqui.
Tenho contudo em mim, como Jobs diz, que o trabalho ocupa grande parte de nossas vidas e devemos de alguma maneira fazer aquilo que gostamos, que desejamos fazer bem feitos.
Vale a pena ver o vídeo.
Grande abraço.
Até mais.

28.7.11

Traduzindo sentimentos

"Amar é sentir na felicidade do outro a própria felicidade" (Gottfried Wilhelm von Leibnitz)


Talvez passemos muito tempo procurando palavras para descrever nossos sentimentos. Em anos deixamos isso de lado para procurar por frases, depois textos completos e por fim filmes.
Nossa luta desesperada passa por começar a escrever nossos textos, a fazer nossos filmes.
Tudo isso no final parece em vão quando apenas um sussurrar diz tanto coisa.
Esse filme é, até o momento, uma das melhores aproximações.
Grande abraço.
Até mais.

25.7.11

Viajando

"Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade." (Charlin Chaplin)


Sou um otimista nato, principalmente quando viajo e encontro pessoas tão incríveis no meu caminho. 
Pessoas que batalham sempre por um mundo cada vez melhor. Batalham na sua simples luta diária por um país mais justo.
A seguir um trecho do filme de Chaplin, "O Grande Ditador".


Grande abraço.
Até mais.



10.7.11

Pelo olhar

"Adoro seu olhar e por ele vejo o mundo" (autoria propria)



Na foto: Boston vista de Cambridge (Estados Unidos)

Bom demais escrever e reler. Algumas podem ser lembrancas tristes, outras porém sao felcidade presente que se eterniza.


Sinto voce em cada ausencia como nunca havia sentido ninguem em sua presenca.
Sinto tao fortemente que já nao acreditava escrever sem dor.
Falo pouco eu, pouco nós, mas demais voce.
Voce comeca a ser o assunto, com o assunto e entre os assuntos dos dias, das noites.
Adoro seu olhar e por ele vejo o mundo.
Por ele vejo como sou feliz.
Vejo no seu olhar o espirito vivo de alguem jovem.
Jovem de espirito.
Espirito de alegria e vibracao.
Vejo em voce a mim como teria que sempre ser e estou me tornando
O ser impensavelmente mais feliz que os seus olhos jah refletiram.