1.10.11

Simulando

"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca" - Clarice Lispector
Na foto: Imagem do Foldit (proteína humana)
Aproveito essa postagem para escrever um pouco sobre a minha apresentação em Bauru.
Minha maior tentativa nesta palestra foi animar os alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp a começarem a ver que a simulação pode ajudar, e muito, no desenvolvimento de diversas áreas e que, surpreendentemente, para alguns deles, eles já simulavam por diversão em diversos jogos como o FarmVille e outros.
Semana passada uma reportagem foi de encontro a essa tentativa ao mostrar que uma simulação, do tipo jogo, foi capaz de predizer o enovelamento de uma proteína, estudada há mais de 10 anos.
O enovelamento de proteínas, ou seja, como será a configuração espacial de uma determinada proteína com uma sequência de aminoácidos, é um dos maiores desafios da ciência atualmente, e de difícil reprodução, mesmo com os poderosos computadores atuais. 
O jogo em questão é o Foldit e pode ser acessado a partir deste link.
Essa simples "brincadeira" pode auxiliar no desenvolvimento de drogas e no avanço do estudo de como os retrovírus poderiam se reproduzir. Na família desses retrovírus está o HIV.
Com respeito a isso, grandes avanços estão sendo realizados e mais uma pessoas é tida como negativa após o tratamento por terapia genética, como pode ser lido neste link da Revista Veja.
Fico imensamente feliz em poder ter despertado a paixão pela ciência em alguns dos alunos e pela coincidência desta reportagem reforçar a mensagem deixada na palestra.
Devemos trabalhar, do modo que podemos, para o avanço da ciência e na cura de doenças . Felizmente, apesar de algum caso de imensa mediocridade de pessoas que não tem qualquer solidariedade por outras e se esquecem que um dia precisaram de ajuda, grande parte das pessoas que nos rodeiam trabalham para o bem estar coletivo e ajudam, naquilo que podem, no avanço de um comunidade mais justa e solidária, independente da condição de cada uma delas.
Aproveite, jogue também!
Abraço.
Até mais.





Nenhum comentário: