13.11.11

O silêncio dos bons

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" (Martin Luther King)

Na foto: Cérebro em mais um dos seus planos para conquistar o mundo
Nâo gosto de simplificar a definição de pessoas maquiavelicamente usando adjetivos como "bons" e maus", justamente pelo motivo de todos nós seguirmos o que acreditamos. 
Contudo usarei essa definição aqui, porque "eles", os que agem cegamente por ideologias, sem as confrontar com a realidade do mundo, usam e conseguem entender.
O que mais me preocupa sinceramente é que os "bons", aqueles que seguem suas vidas trabalhando e até mesmo discutindo em negociações justas e discussões ponderadas, muitas vezes se calam diante de manifestações desproporcionais. E estes se calam, não porque não se interessam por estes assuntos, mas evidentemente porque tem mais o que fazer e não tem financiamento.
Uma pesquisa interna no campus da USP mostra que 58% da população uspiana é a favor da presença da PM no campus, ou seja uma maioria confortável em relação aos que desejam que ela saia. Mesmo os que querem que a PM deixe o campus, a grande maioria é a favor de uma discussão ponderada. 
A pequena minoria, barulhenta, dona da verdade absoluta e quase um "Cérebro" (aqueles que a cada ano querem fazer a revolução) impedem uma discussão democrática aos berros.
Não só na USP que isso acontece, na TV observei o mesmo. A grande maioria da população brasileira gosta muito da narração de Galvão Bueno, e aqui não vou colocar a minha opinião sobre o narrador. Mas uma pequena maioria, insiste em desprestigiar um narrador que consegue se comunicar de uma maneira adequada com grande parte da população. Pedir para que alguém "cale a boca" é muito forte e digno daqueles que já não tem mais argumentos e se incomodam com o sucesso alheio.
Não sou a favor nem contra qualquer um que faça protesto. São dignos defensores dos seus ideais. Não sou contra nem a favor de quem critica o Galvão Bueno, mas sejamos sensatos e tentemos agir democraticamente ouvindo os que tem argumentos a favor ou contra, ponderando racionalmente, sem ideologias alheias.
O que pedimos é apenas democracia, que se respeite a opinião dos outros e ponderando com as nossas possamos crescer. Não sejamos nem uns Pink nem uns Cérebros.
Abraço.

2 comentários:

Willian disse...

Grande Autreto!
Vc escreveu: "... não vou colocar a minha opinião sobre o narrador", mas ficou evidente quando escreveu:"... A grande maioria da população brasileira gosta muito da narração de Galvão Bueno". rsrs
Na verdade, essa grande maioria foi "vencida pelo cansaço", ou seja, como a emissora tem uma ampla abrangencia nacional e com um narrador já bastante antigo, o povo brasileiro não tem opção! Acho que qualquer pessoa que tivesse as mesmas condições que Galvão, o povo "gostaria" da mesma forma! Se pararmos para refletir, os "cala boca Galvão" tem agum motivo, ou seja, esses protestos não surgiriam apenas por incomodo por "sucesso" alheio. Agora, um profissional que não merece a emissora que trabalha, que sem dúvidas faz um trabalho excepcional é o comentarista Caio Ribeiro! Observe que não existe nenhum protesto contra ele! E o sucesso dele aumenta a cada dia!
Ate mais Pedrão!

Unknown disse...

Willian, tudo bem?
Que bacana o seu comentário. Fico feliz por ter atraído sua atenção. Quando digo que a grande maioria da população brasileira gosta do Galvão, não tem muito em relação a mim. Isso é mesmo uma pesquisa feita pela própria Globo. Conta a lenda que o Galvão já deixou a emissora uma vez e eles foram buscá-lo a peso de ouro. Outro indício da importância dele é que a emissora busca por um outro narrador para substituí-lo após 2014, visto que nenhum dos narradores, que tem as mesmas condições que ele tem, não tem conseguido empatia do público até então. Sinceramente, desde o caso da CBF e da Globo optei por não ver mais futebol e me dedicar a outras atividades. Quase não vejo TV atualmente e, confesso aqui, o único que realmente gosto é do Silvio Santos e das maluquices daquele senhor fantástico. Em relação ao restante, no máximo eu zapeio. Ainda bem que nem coloquei aqui o que acho da Globo transmitir o UFC ... rsrs ... como disse tentei escrever principalmente sobre a tentativa ditatorial de alguma parcela da sociedade que tenta combater ditaduras com outras ditaduras sem respeitar a opinião dos outros. Sei que o número de amantes de Galvão Bueno pode ser compatível com o restrito número de pessoas que o detestam. A única coisa que lamento é que seus protestos se resumem a palavras de ordem que constrangem qualquer democracia, como pedir para alguém calar a boca (as grandes ditaduras fazem isso, nos calam a força, sem argumentos). Só resumindo, a intenção do post não foi defender ninguém, apenas uma tentativa de jogar luz num ponto que tenho visto: há pessoas que, mesmo minoria, tentam a força impor seu pensamento.
Obrigado por ter lido o blog.
Aquele grande abraço.
Até mais.