21.1.12

Reaja!

"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir" (Steve Jobs)


Talvez esse seja uma excelente momento para escrever essa postagem sobre reação.
De acordo com a Física clássica toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas com sentido oposto. Isso é a definição clássica e usual para reação.
Mas até hoje mesmo verificamos que tudo não ocorre desta maneira e não deveria ocorrer conosco também.
Apesar de sempre pregar a reação rápida; como reagimos a cada uma das coisas que nos acontece é algo nosso. Nós decidimos agir com tristeza a algo, como também decidimos agir com alegria. Toda ação deveria corresponder a uma reflexão, não a física, clássica, mas uma reflexão que levasse a uma reação ponderada.
Tentei ilustrar isso aqui nesta postagem a partir de fotografias belíssimas tiradas pelo fotógrafo suíço Fabian Oefner. Usando uma mesa e uma aparelhagem de som ele constroi padrões com bolinhas sobre um pano, incríveis. Observamos de alguma maneira o som. 


Vendo essas fotografias poderíamos identificá-las como fotografias do som que ouvimos. Mas realmente, o que vemos é como cada uma dessas bolinhas reage ao som e não ele próprio. E o que somos senão como reagimos a tudo que nos cerca? Infelizmente pouco se pode medir de nossas mentes, a não ser os efeitos que ela produz.
Note que a luz que ilumina os móveis de sua casa é a mesma para todos, mas para cada um deles temos uma cor diferente.

Que tenhamos um pouco de sabedoria para reagirmos transformando o que recebemos em algo melhor.
Grande abraço.
Até mais.


Postar um comentário