7.1.12

Organizando seu tempo

Sem motivos para esquecer seus compromissos


Talvez seja hora de tentar correr menos ao se recordar daquele amigo esperando para jantar, de sofrer menos com as consultas médicas que  você perdeu e ouvir menos ao deixar de assistir ou dar uma aula em um horário estranho.
Hoje vou fazer a primeira, de três postagens, relacionadas a organização e isso não é em nenhum momento para atestar que sou um pessoa organizada, visto que luto, até mais que as outras pessoas, para organizar-me já que a entropia que me cerca tende a aumentar muito.
Com o tempo verifiquei que a melhor maneira para organizar o dia é ter uma agenda. Isso mesmo, agenda. Mesmo que você tenha apenas um compromisso por semana, marque na sua agenda pois a medida que o tempo passa, vamos assumindo mais e mais compromissos e, começando cedo, você não sofrerá um choque daqueles, como ocorreu comigo.
E qual a melhor agenda que podemos ter? Tentei alguns anos ter uma de papel, mas tenho problemas com papel e sempre esquecia de levá-la comigo e por isso não marcava meus compromissos.
Hoje eu uso o Google Calendar porque ele sincroniza minha agenda com todos os dispositivos que uso. 
Você pode acessar o serviço baseado na web pelo link calendar.google.com. Se você já tiver, e isso talvez seja a coisa mais importante que você faz online, um email do gmail, tudo ficará mais simples.


São basicamente três as vantagens de se ter um Google Calendar:
  1. ter sua agenda no seu computador (web ou pelo Outlook), celular android, OS, IPads e outros
  2. poder compartilhar seus compromissos com seus amigos
  3. receber notificações por email, popup e até SMS


- Sua agenda em qualquer lugar


O Google Calendar pode ser acessado por qualquer dispositivo ligado a web. Do mais simples celular até o seu Android ou IPhone você pode acessar, via navegador, a versão web do serviço. 
Para os que tem IPhone, Android ou IPads é possível sincronizar muitos aplicativos, até os nativos, de calendários com o calendário do Google. Desta maneira você poderá visualizar seus compromisso de maneira simples e com visual do aplicativo que baixou. Faça um teste caso tenha IPhone ou IPad a partir do aplicativo padrão de calendário .

- compartilhar com seus amigos

Esse é o diferencial que faz de um serviço online muito superior a uma agenda de papel ... rsrs 
Ao incluir um compromisso, como na Figura a seguir, você poderá adicionar os emails das pessoas que vão participar dele. Seu convidado receberá um email alertando que você está participando deste evento e poderá (caso tenha Gmail) confirmar presença. Se o seu amigo também possuir Google Calendar, o evento, ao ser aceito, será automaticamente incluído na agenda dele. 

Adicionando um evento no Google Calendar. Title, o título do seu evento. Time/Repeat é o dia que ocorrerá e se o evento se repete (como aulas de natação), Reminders é o tipo de notificação que gostaria de receber como email e sms. No meio do canto direito você adiciona seus convidados colocando o email das pessoas que participarão deste evento com você.

Isso faz que desencontros jamais ocorram já que ele receberá um email alertando-o que você o espera naquele dia, horário e local.

- Notificações

Deixei por último, aquilo que mais gosto que são as notificações. O GCalendar envia para você três tipos de notificações:

  • Email
  • Popup
  • SMS
Quando você adiciona um evento na sua agenda, logo abaixo (reminders) é possível configurar quais tipos de lembretes você quer receber. O primeiro deles é o email e eu utilizo para notificações de longo tempo. Por exemplo, normalmente recebo um email com 1 dia de antecedência sobre eventos importantes. O segundo é o popup, que é uma janelinha que aparece no seu navegador (ou app de celular) se você estiver utilizando o Google Calendar ou caso use Google Chrome, um lembrete no canto direito. Uso o popup para o médio prazo, cinco ou seis horas antes do evento, quando sei que estarei na frente do computador. E por último e sem dúvida mais importante: o SMS.



A partir do menu de configurações, como na Figura acima, você poderá configurar o seu celular para receber SMS avisando-o do compromisso que quiser. Assim independente do celular que tiver, creio que todos recebem SMS :D, você será avisado sobre o seu compromisso. Eu uso no curto prazo, com duas horas de antecedência (em alguns casos até 30 minutos), e recebo um SMS avisando-me do meu compromisso. Eu tenho TIM e até o momento não me é cobrado nada por esse serviço. Contate a sua operadora para saber mais sobre o sua tarifa.
O SMS é a gota d'água para se perder poucos compromissos.
Perder? Nunca mais vou perder compromisso nenhum com isso! Imagine, infelizmente por mais que nos organizemos sempre há o trânsito, o celular que acabou a bateria, quebrou ou um milhão de coisas podem acontecer. Fica a dica do GCalendar para minimizar e tornar sua vida um pouco mais prática.
Sei que não foi possível apresentar tudo aqui, mas querendo mais detalhes me escreva ou pergunte quando me ver ... rsrs
Só para lembrar os saudosistas que dizer que a net pode cair a qualquer momento: GCalendar em offline :D
Abraço.
Até mais.





Um comentário:

Dessa disse...

Pedro!
Eu também posso dizer que a entropia que me cerca sempre tende a aumentar, haha mas até que já melhorei muito e o que me fez melhorar foi ter uma agenda mesmo! Tenho uma de papel, pois necessito ter algo físico, algo comigo... não sei explicar haha Entretanto o que me ajuda muito também é o Google Calendar !
Você explicou muito bem seu funcionamento! : D
Aguardarei as próximas dicas!
Beijos!