10.2.13

A voz

A voz calma e serena do Google




A intensiva e desnecessária campanha da Microsoft contra o Google me fez pensar sobre o que utilizava da Microsoft e agradecer por não utilizar mais serviços da empresa, conforme eu havia imaginado. 
Estava errado pois para me comunicar com o Brasil utilizava o Skype.  Ao perceber isso, comecei a olhar com mais cuidado para o meu widget do Google Talk no GMail onde um pequeno símbolo de telefone sempre me instigou a clicar e fazer uma ligação. 
Assim coloquei $10 na minha conta e fiz minha primeira ligação. Ligação clara e sem interrupções a $0.03 por minuto. Lembrando que o Skype diz que cobra $0.05 por minuto, mas se você considerar que há uma "taxa de conexão" esse preço pode se elevar bastante.
Widget do Google Voice no GMail.

Fique a priori muito feliz com o serviço, o que me fez buscar saber mais deste misterioso Google Voice e perceber que ele era muito mais que um simples widget do GMail.
O Google Voice lhe dá gratuitamente um número de telefone aqui dos Estados Unidos. Só não te dá como permite que você escolha o seu número de telefone. O meu escolhido foi (***) *8PEDRO (em que PEDRO deve ser substituido pelos correspondentes números 73376).

Sempre pareceu-me bastante confuso o Voice, pois está muito além do que estamos acostumados. 
Então primeiro passo é dado ao você ter um número de telefone do Voice. Segundo passo você pode cadastrar todos os seus telefones, sejam fixo ou celulares. Fique tranquilo você pode alterar esses números quando quiser. 
Assim quando alguém te telefona o Google Voice encaminha a ligação para um dos telefones cadastrados e/ou para o Google Talk.
Painel de Controle do Google Voice
Se você não atender, a pessoa pode deixar uma mensagem que é transcrita e guardada na sua conta do Google Voice. Assim de fato, o Voice se parece com o GMail com todas as ligações feitas e recebidas. As mensagens de texto encaminhadas ao seu celular são também guardadas ali e dali mesmo você pode responder e automaticamente a pessoa recebe em seu celular, como se fosse uma mensagem de texto normal.


Ligações perdidas? Você fica sabendo ali mesmo e caso queira recebe um email alertando-o.
A principal vantagem sem dúvida é poder mudar de operadora e número quando bem entender pois o número do Voice é eterno e você altera apenas a configuração no sistema do Google. A desvantagem é que isso só é realidade para quem mora nos Estados Unidos, infelizmente.
Realmente é formidável e para mim o Voice foi a voz do Google em resposta a essa campanha. 
Mais barato, mais funcional, mais Google.
Os aplicativos de celular do Voice são uma história a parte.
Abraço.
Até mais.

2 comentários:

Raquel disse...

Pedro, posso usar o serviço como skype, mesmo sem estar nos EUA?

Unknown disse...

Sim, pode sim Raquel. Sabe o google talk dentro do Gmail? Tem um ícone de telefone, é só clicar e digitar o telefone. Metade do preço do Skype e você pode ligar para telefones dos Estados Unidos e Canadá de graça.
Obrigado por acessar o blog.
Beijos.