30.9.12

ModMat - Semana da Fisica de Bauru

"Escolhe um trabalho que gostes, e não terás que trabalhar nenhum segundo de sua vida" (Confúcio)
Alguns dos alunos e os professores doutores Francisco Lavarda e Alexandre Fonseca (canto direito)

Fiquei mais uma vez imensamente feliz por ter a oportunidade e o privilégio de poder voltar a Bauru e novamente para um evento anexo a Semana da Física, pela qual tenho tanto carinho.
Dessa vez foi para ministrar um custo de modelagem molecular, ModMat, organizada pelos Professores Francisco Lavarda e Alexandre Fonseca. 
Preciso destacar a turma selecionada pelos professores para esse rápido curso de 3 dias. Excelentes ouvintes e muito pró-ativos durante as seções de prática com diversos programas de modelagem. 
Gostaria sinceramente de agradecer a todo o departamento de Física que me recebeu super bem, pelo apoio no curso com excelentes intervalos de café, estrutura impecável e pelo carinho que sempre me tratam quando vou a Bauru.
Um grande abraço a todos, especialmente aos alunos muito dedicados e aos Professores Francisco e Alexandre pelo empenho que fizeram desse curso um grande sucesso e, tenho certeza, se tornará referência na área de modelagem.
Só tenho o que agradecer a todos.
Grande abraço.
Até mais.




29.9.12

Minha reverência, sua gracinha

"Não tenho direito de pedir nada, só agradecer" (Hebe Camargo)



Estava almoçando quando de repente vi a imagem, apenas a imagem de Hebe Camargo em um dos monitores e pensei logo que até o Jornal Hoje estava noticiando a volta da magnífica apresentandora ao SBT. Doce engano, em questão de segundos me dei conta que poderia ser algo triste e chequei no celular o que realmente nunca gostaria de ter lido. 
Ela se foi. Se foi a brasileira que dava a brasilidade a TV. Se foi Hebe Carmargo, dona de um sorriso maravilhoso, de uma energia de vida contagiante.
Poucas são as palavras que podem defiinir o que sinto com essa perda. Que fique apenas registrado que sou um fã declarado da sua irreverência e reverencio a, sem dúvida, maior apresentadora que se teve notícia.
Perdemos o brilho eterno de uma figura emblemática, que parecia uma tia, uma avó que entrava em nossas casas para nos fazer rir, pensar e cultuar a vida. 
Hebe viveu como se nunca fosse morrer e o fatal momento precisou pegá-la dormindo.
Meus aplausos e minha mais profunda reverência a você, sua gracinha, que fez desses meus 29 anos, anos em que a segunda-feira era o dia da Hebe!
Não tenho mais palavras, ficará o exemplo de quem sempre dá Graças a vida!
Saudades!

26.9.12

Granada - Parte2: Alhambra

"Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações" (Dalai Lama)
Vista da fortaleza de Alhambra
A principal atração de Granada, na Espanha, é sem dúvida o complexo chamado de Alhambra (do espanhol e que quer dizer "A Vermelha").  Trata-se de um rico completo com palácios e fortaleza (chamada de alcazar) e que alojou a Dinastia Nasrida e a corte do Reino de Granada.

Jardins do Generalife em Alhambra
Você pode realizar uma visita a esse incrível lugar pelo site do espanhol. A princípio essa visita pode ocorrer a qualquer horário, uma vez que todas as dependências estão livres para visitação, excetuando-se a "cereja do bolo": o palácio de Nasrib.  Assim quando visitar o site você deverá obrigatoriamente escolher um horário para visitar essa parte, fechada, da atração. Corra para reservar pois os ingressos são disputadíssimos. Uma sugestão é chegar com antecedência e aproveitar para visitar os jardins que são incríveis e as outras obras, que valem tanto a pena quanto o palácio.

Imagem da água que escorre montanha abaixo por canais até o Palácio de Nasrid
Visitar Alhambra é imaginar como no passado as pessoas podiam viver completamente isoladas do resto da cidade. O complexo tem uma fortaleza com fosso imenso e jardins incríveis. Além disso, água desce montanha por pequenos canais que, algumas vezes, se unem em pequenos lagos. O clima, para uma cidade como Granada com grande calor, se torna extremamente prazeroso.

Eu no Palácio de Generalife. Observe que estou todo desarrumado, muito em razão do tremendo calor de Granada.
Esses jardins, ou Generalife, demonstram como a vida poderia ser autossuficiente neste lugar. Outro ponto de destaque é a arquitetura com misturas muçulmanas e cristãs, únicas neste lugar, alvo de grandes disputas.

Eu em Alcazaba (fortaleza)  em Alhambra.
 Assim não são as muralhas, imagens de filme, os jardins que esse fazem deste monumento o local mais visitado de Andaluzia, mas sim a mescla de elementos arquitetônicos, únicos de um lugar, que mesmo alvo de disputas, soube manter e preservar elementos de diferentes culturas.

Nasrid Palace
Isso nos permite apreciar o palácio dos Leões, construído em 1377 por Mohamed V próximo de uma construção cristã.

Palácio dos Leões
Estando em Andaluzia vale demais a pena visitar esse lugar.

Jardins de Generalife
Abraço.
Até mais.




15.9.12

Granada - Parte 1

"Chora como uma mulher o que não soubesse defender como um homem" (Mãe do Rei Boabdil)
(Famosa frase dita pela mãe do monarca Boabdil quando estes se afastavam do que ele chamava de "o Paraíso Terrestre", Granada.  Isso se deveu a conquista do Reino de Granada pelos Reis Católicos, Isabel e Fernando)
Seguindo para Madrid, de onde com mais 45 minutos chegaria em Granada.
É hora de viajar, mais uma vez. Por incrível que possa parecer, o fuso, ou como meus amigos gostam de chamar "jet leg", de mais de 5 horas não é um problema para mim. Acostumo-me rapidamente com o ambiente que estou visitando. E nossa parada de hoje é Granada, na Espanha.

Belíssima catedral de Granada. Observe como estou desarrumado. O calor em Granada é muito, muito grande. Praticamente impossível manter a elegância formal (terno e gravata) num local desse :D
Granada é uma daquelas cidades que eu nunca imaginei conhecer, por ser um pouco "contra-mão"dos grandes centros acadêmicos mundiais. Contudo, um excelente evento, o Diamond, me permitiu conhecer essa belíssima cidade, repleta de história por todos os lados. Hoje vou procurar falar um pouco mais da cidade e nada sobre Alhambra, um dos grandes monumentos da Andaluzia.

Mais imagens da catedral de Granada, Espanha.
O nome Granada vem de um fruto muito consumido pelos romanos chamado "Mala granata", que é um fruta repleta de grãos cor de rubi. Aqui no Brasil, e em alguns lugares do mundo, essa fruta é conhecida como romã (uma das minhas favoritas também). Granada tem uma história belíssima de conquistas e reconquistas, sendo a última cidade a ser batalhada pelos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Leão e Castela, ali enterrados.

Catedral de Granada
A cidade como um todo é belíssima e razoavelmente bem conservada. Destaca-se a catedral gigantesca,  perto de onde estão enterrados Fernando e Isabel.


Hora da minha apresentação. Ar condicionado ajuda um bocado :D
O Congresso, Diamonds and Carbon, foi realizado no Palácios dos Congressos, bem próximo ao centro de Granada, uma estrutura invejada pelos grandes locais de eventos do mundo, um verdadeiro privilégio para uma cidade de 280 mil habitantes.

Parte central da cidade com mercado e bons restaurantes que servem tapas.
Hospedei-me em uma agradável surpresa, o Hotel Reina Mora, um local muito simples, mas impressionantemente hospitaleiro e barato. Essa será a minha casa em Granada ... rsrs.
Com relação a comida, uma das maiores propagandas da Espanha, tenho que ser sincero que a achei "ok", o Jamons (tão tradicionais na Espanha e que consumi antes) também são gostosos, mas nada de excepcional. 
O grande atrativo da cidade são os "Tapas" que são pequenas porções de pão (costumeiramente), com alguma coisa em cima, que são servidas juntamente com a bebida. É padrão servir tapas quando se pede uma bebida, não é necessário perguntar sobre isso. Aliás a palavra tapas vem da utilidade dessa comida servida juntamente com a bebida. Ela era utilizada para tapar, dos mosquitos, a bebida que se estava consumindo. Vale a pena experimentar os diferentes tipos de tapas.
Enfim, Granada é uma excelente cidade para se conhecer de verdade a história espanhola.
Em breve, espero, escrevo sobre o maior monumento da cidade, Alhambra!
Abraço.


9.9.12

O essencial

"Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor" (Walt Disney)
Modelo de minha face feita pelo WebLab

Por alguns segundos, da Espanha, estive em minha querida Londres. Ao menos o essencial que distinguia meu rosto dos demais cruzou o continente europeu e aportou em solo britânico onde foi desenhado por um dos robôs do Google no Science Museum.
Esse é um dos cinco experimentos criados pelo projeto Web Lab, uma parceria entre o Google e o museu de ciência de Londres (o qual eu já fiz uma postagem aqui) para mostrar a eficiência dos navegadores de internet (especialmente o Google Chrome).

Meu rosto desenhado na areia, por um dos robos,  no Science Museum em Londres

O experimento desta postagem é o Sketchbots em que, a partir de uma foto, o sistema cria um modelo de seu rosto, bastante competente, e transmite essa informação diretamente para Londres, onde robos desenham em areia sua imagem.
Tudo é gravado e pode ser visto pela web. A minha imagem segue:


Grande abraço.
Até mais.