27.6.10

York

“All these places have their moments. With lovers and friends I still can recall. Some are dead and some are living. In my life I’ve loved them all. But of all these friends and lovers. There is no one compare with you” (In my life – Beatles)

DSC04440 

Na foto: Os procurados Ahsan, Hernan e Pedro

Vou misturar um pouquinho de tudo neste postagem. As fotos sao da bela cidade de York.

DSC04318

Na foto: Eu numa parte das muralhas de York

A penultima parada desta fantastica viagem foi em York. Esta cidade foi fundada no ano 71 pelos romanos e ainda hoje preserva muito de seu passado.

DSC04346

Na foto: Hernan

Um dos pontos mais bonitos sao as muralhas que cercam a cidade e muito dela ainda preservado. Em York uma excelente recomendacao para ficar eh no hostel da cidade. Excepcional!!! Um dos melhores hosteis que jah fiquei.

DSC04434

Na foto: Hernan no hostel

Os romanos batizaram a cidade de Eboracum que mais tarde tornou-se Eoforwic com os anglo-saxoes. Contudo este nome nao perdurou visto que vou rebatizada pelos Vikings de Jorvik.

DSC04322

Na foto: Eu em York

Como podem ver em algumas das fotos a cidade esta repleta de construcoes caracteristicas do estilo normando. Os novos predios que estao sendo construidos sempre mantem as caracteristicas da cidade.

DSC04391

Na foto: Catedral.

Um das caracteristicas marcantes da cidade sao os Shambles. Shambles sao antigas ruas medievais, muito estreitas e sinuosas e marcadas por construcoes no estilo Normando.

DSC04335

Na foot: Muralha de York

Visitiando os Shambles voce podera encontrar excelentes pubs de musica ao vivo. Excelente passeio. Garantia de encontrar pessoas educadas e muito simpaticas.

DSC04377 

Na foto: Catedral

E numa destas passeadas eu encontrei o meu grande amigo Andy. Disse-me ele que sabia que era eu de longe apenas pelo balancar da cabeca … rsrs … acabei conhecendo sua mae, uma pessoa igualmente simpatica.

DSC04397

Na foto: York Minster

Para mim sem duvida, contanto, York sera lembrada por sua fantastica Catedral, chamada la de York Minster. A construcao primordial data de 627 e foi realizada por ordem do rei Edward da Northumbria.

DSC04353 

Na foto: Hernan

A construcao, como a vemos hoje, data de 1220 e levou 250 anos para ser concluida.

Os vitrais desta catedral, ha ali o maior vitral do mundo, sao considerados um tesouro da arte mundial.

DSC04340

Sao ao todo 128 janelas de vidro trabalhado dos seculos 14 e 15.

York um lugar fantastico, repleto de historia.

Vale demais a pena conhecer e comparar com a Nova York :D

A frase desta postagem eh parte do titulo do blog, ha muitos anos. Eh uma musica dos Beatles com uma excelente versao da Rita Lee. Por muitos anos esta musica teve um significado muito especial para mim e notoriamente preencheu algum dos meus mais dedicados cartoes e cartas. Musica para mim sempre teve um sentido unico dedicado aquele lugar e pessoa. Impressionantemente a versao em ingles desta cancao tem agora um sentido e sotaque diferente e muito especial para mim.

Confira a musica no clipe abaixo.

Aquele grande abraco.

Ate mais.

Um comentário:

Raquel disse...

Adorei!! Quero visitar York, uma pena não ter tido oportunidade enquanto morei aí. Pedro, vc definitivamente aproveitou 100% de sua estada, parabéns!!!!xoxo