“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos” (Fernando Pessoa )
Na foto: Sobre o meridiano de Greenwich
Greenwich é uma cidadezinha adorável muito próxima de Londres. É famosa por estar lá o meridiano principal ou “hora zero” do mundo. É a partir do Meridiano (linha imaginária que corta a Terra) de Greenwich que definimos a hora no mundo. A cada 15º, em referência a este Meridiano, temos uma hora a mais ou a menos. Por exemplo, em grande parte do Brasil o horário é três horas a menos que em Greenwich.
Na foto: Em frente ao observatório real
Greenwich foi 1884, por convenção, escolhido o Meridiano principal para dividir o planeta em dois hemisférios: oriental (ou leste) e ocidental (ou oeste). Esse meridiano atravessa a Grã Bretanha, na extremidade oeste da Europa e a porção ocidental da África.
Em Greenwich há diversos observatórios e atrações relacionados a contagem do tempo. Destaca-se o Observatório de Greenwich ou (RGO - Royal Greenwich Observatory) que é o escritório central de pesquisas relacionado ao Meridiano. Este foi fundado em 1675 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos astronômicos essenciais à navegação.
Na foto: Portão do parque que dá entrada para os obsevatórios
Neste observatório trabalharam grandes astrónomos, como Edmond Halley, um dos primeiros detentores do título Astrônomo Real Britânico. Estou colocando abaixo um vídeo com imagens do observatório e do meridiano inicial.
Para um físico e um entusiasta da ciência estar em um local como este é um “momento histórico” (como diz a Socorro que estava me acompanhando). É incrível e tenho que ter um grande sentimento de gratidão de ter podido estar e ver o que é tópico obrigatório em todas as aulas de geografia. Tenho certeza que as minhas aulas de metrologia serão mais ricas agora.
Obrigado por todas as visitas.
Grande abraço.
3 comentários:
Perto do parque de Greenwich existe o museu da Marinha Inglesa e a Universidade de Greenwich, onde fiz um curso, que é uma das mais antigas da Europa e a mais tradicional do heartland europeu em Relações Internacionais. De lá de cima do Obervatório dá pra ver o The O2 Arena, palco dos principais shows de Londres e o maior da Europa. Vale a pena tomar sopa de tardezinha num pub das redondezas do Greenwich.
Eita saudade...aproveite muito isso aí!
Ah! Se tive ainda um Google Wave invitation, eu aceito, tá! rsrs
Vitor, tudo bem? Obrigado pelas informações :D Muito bacana. Eu vi a O2 e a universidade ... muito bacana. Para qual email quer que eu envie o convite, abraço.
Até mais.
Vale a pena uma visita por dentro da universidade. Acredito que seja aberta a não estudantes.
Respondi por email o endereço para mandar o convite.
Have a nice time there! Cheers!
Postar um comentário