17.10.09

Greenwich

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos” (Fernando Pessoa )

20092009141

Na foto: Sobre o meridiano de Greenwich

Greenwich é uma cidadezinha adorável muito próxima de Londres. É famosa por estar  lá o meridiano principal ou “hora zero” do mundo. É a partir do Meridiano (linha imaginária que corta a Terra) de Greenwich que definimos a hora no mundo. A cada 15º, em referência a este Meridiano, temos uma hora a mais ou a menos. Por exemplo, em grande parte do Brasil o horário é três horas a menos que em Greenwich.

20092009142

Na foto: Em frente ao observatório real

Greenwich foi 1884, por convenção, escolhido o Meridiano principal para dividir o planeta em dois hemisférios: oriental (ou leste) e ocidental (ou oeste). Esse meridiano atravessa a Grã Bretanha, na extremidade oeste da Europa e a porção ocidental da África.

Em Greenwich há diversos observatórios e atrações relacionados a contagem do tempo. Destaca-se o Observatório de Greenwich ou (RGO - Royal Greenwich Observatory) que é o escritório central de pesquisas relacionado ao Meridiano. Este foi fundado em 1675 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos astronômicos essenciais à navegação.

20092009139

Na foto: Portão do parque que dá entrada para os obsevatórios

Neste observatório trabalharam grandes astrónomos, como Edmond Halley, um dos primeiros detentores do título Astrônomo Real Britânico. Estou colocando abaixo um vídeo com imagens do observatório e do meridiano inicial.

Para um físico e um entusiasta da ciência estar em um local como este é um “momento histórico” (como diz a Socorro que estava me acompanhando). É incrível e tenho que ter um grande sentimento de gratidão de ter podido estar e ver o que é tópico obrigatório em todas as aulas de geografia. Tenho certeza que as minhas aulas de metrologia serão mais ricas agora.

Obrigado por todas as visitas.

Grande abraço.

Postar um comentário