28.1.09

Verdade

"Não ter cantos escuros, Pra guardar segredos" (frase baseada em Mudança de Vanusa)


O principe e o Rei (autoria própria)
Era em um vilarejo que ficava muito, muito distante. Um vilarejo onde as pessoas ainda acreditavam umas nas outras. Onde o Rei era um trabalhador como qualquer outro, apesar de ser um líder nato.
O Rei contudo possuía um filho, conhecido por todos apenas pelo nome de "O Princípe". Era ao olhar dos outros a única pessoa que realmente se vangloriava dos dotes obtidos, da sua riqueza e nobreza. 
Tanto se orgulhava e usava disso que poucas vezes trabalhava.Vivia aprontando com as pessoas e humilhando os mais humildes. Seu pai, o Rei, por várias vezes o desautorizava, porém o Príncipe que a princípio se desculpava, voltava a cometer os mesmos "erros".
Seguia a vida normalmente quando em um dos dias o Rei estava se preparando para tomar seu café-da-manhã e o Princípe chega correndo gritando ao pai que não tome a água sobre a mesa.
O Rei exclama e pergunta ao filho o porquê. O Princípe então lhe conta que ele sabia que a cozinheira havia envenenado a água para matá-lo. O Rei pegou sua caneca, olhou e percebeu que a água parecia água. Cheirou e notou que o cheiro, ou a ausência dele, entregava que era água. Colocou a mão e percebeu que a textura também parecia da mais legitima água. 
O Rei indagou ao filho que aquilo era um sandice e aquilo era água. O Príncipe refutou e disse que iria morrer se tomasse aquele líquido. O Rei mandou chamar a cozinheira. A pobre mulher contudo não conseguiu refutar o que o Princípe dissera e assim o Rei mandou, em praça pública, guilhotinar a cozinheira.
O povo após a morte da pobre cozinheira se revoltou e quis cobrar explicações do Rei sobre o porquê daquilo. O Rei então mostrou a todos a água que tinha cor de água, cheiro de água e textura de água, mas não era água. 
Foi montada então uma comissão que foi falar com o Rei e o convencê-lo de que aquilo era água, não poderia ser outra coisa senão água. O Princípe foi chamado e muitas horas de discussão foram realizadas. 
Ao final, o Princípe conseguiu convencer o pai, o Rei e alguns outros cidadãos que acompanhavam o debate da comissão que aquilo na verdade não era obra de uma cozinheira e sim de um grupo de moradores querendo matar o Rei.  Solução: Matar mais de duas dezenas de pessoas.
E mais de duas dezenas de pessoas foram mortas.
Após estas mortes algumas outras vieram, agora amparadas por grande parte do povo que começara a acreditar que aquela água não era mais água. 
Pouco mais de uma semana se passou e mais de cinquenta moradores estavam mortos.
O Rei se preparava para mais uma audiência pública quando uma senhora entrou e lhe pediu para tomar a água pois tinha certeza de que aquilo era água e que o Princípe e o Rei estavam malucos. 
O Rei completamente sem jeito disse a senhora que jamais a deixaria tomar da água, visto que a considerava muito para tê-la morta. Contudo mandou prender a senhora por dez dias por duvidar da inteligência e astúcia do Rei.
Após este incidente o Rei começou a duvidar do veneno na água e mandou chamar o seu filho. Perguntou-lhe se ele realmente tinha certeza de que aquilo era veneno. 
O Principe percebendo que o Rei já duvidava seriamente da água pediu a caneca.
Levantou contra a luz, virou de costas para o Rei. Pensou. Pensou e virou ao Rei dizendo.
-Bom meu pai, se acha que realmente é água, tome-a.
O Rei naquele instante sentiu a responsabilidade de ser o líder da nação e seguindo o conselho do filho mandou que todos os moradores fossem chamados. Chamou o filho e disse a todos os súditos que aquele alerta há mais de uma semana estava sendo sustentado por seu filho.Disse que dezenas de pessoas poderiam ter sido mortos injustamente, e que necessitavam saber se era realmente verdade sobre o veneno antes que mais outras dezenas de pessoas fossem mortas.
Disse também que muitos já não acreditavam no veneno e alertou que até ele mesmo já duvidava.
De maneira rápida o Rei pegou a caneca levantou aos céus e tomou em dois goles toda a "água".
Três segundos após isto o Rei caia da sacada do palácio sobre a multidão. Estava morto.
Na sacada ficava apenas a figura de um Princípe muito astuto, alto, com convicção para ser um líder, guiar a nação contra os mais espertos. De mãos viradas para trás com o pó que acabara de colocar na água, o Princípe sorriu. Dias após o funeral, todos o veneravam como o mais sábio dos reis e matavam aqueles que duvidaram de sua astúcia.
"Existem aqueles que primeiro levantam dúvidas sobre a verdade e defendem que sua mentira é a verdade. Após isto convencem as pessoas sobre sua mentira, deturpando e turvando a límpida verdade. Contudo quando a mentira já não se sustenta frente a verdade, há aquele que manipula a verdade para que sua mentra se torne verdade até o fim"

17.1.09

Antológico

"Você é a minha Favorita"
(da novela A Favorita de João Emanuel Carneiro)



No vídeo: Beijinho Doce (Faísca e Espoleta)

Não sou muito noveleiro, mas gosto de assistir ao menos um pouquinho do que passa na tv aberta brasileira.
Tenho que confessar que senti falta dela e da sua qualidade quando estive nos Estados Unidos. Nossa produção é realmente de se orgulhar.
O começo deste ano foi particularmente fantástico. Maysa, a minissérie da Rede Globo se mostrou uma obra-prima com uma fotografia espetacular e uma cena, da morte da protagonista, produzida pela primeira vez em nosso país por computação gráfica. Incrível.
Mas esta postagem é para uma das melhores novelas de todos os tempos, na minha opinião e na opinião de grande parte dos críticos de tv. A Favorita termina com uma audiência modesta se compararmos a outras produções da própria Globo como a A Próxima Vítima que atingiu 81 pontos de pico em seu último capítulo. Devemos perceber, contudo, que os tempos são outros, menos pessoas assistem tv e há muitas outras opções no horário. Mesmo assim A Favorita atingiu em seu penúltimo capítulo 53 pontos de média e um share de aproximadamente 75%, ou seja em cada 100 televisores ligados, 75 estavam ligados nesta incrível história.

No vídeo: Abertura de A Favorita


Não costumo, se observarem o histórico do blog, comentar tv, visto que entendo que o público que lê o blog é bem variado. Costumo comentar um pouco sobre os filmes que assisto. Contudo não há como não comentar e aplaudir João Emanuel Carneiro e sua primeira novela das oito.
Seja bem vindo grande autor, autor dos ganchos incríveis, do suspense fantástico e dos enigmas. Há muito tempo não tenho tanto prazer em ver novela como eu vi esta minha A FAVORITA.
Fico com as palavras de Regina Duarte: 
"Ri, chorei, tive raiva, me compadeci, tive taquicardia, me deslumbrei com a luz que sempre emanou de tudo e de todos nesse melodrama rasgado”.
Grande abraço.
Até mais.

14.1.09

Em um lugar onde só nós conhecemos

“Um sorriso significa muito. Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o oferece; dura apenas um segundo, mas a sua recordação, por vezes, nunca se apaga. (Autor desconhecido)”


No vídeo: Final Fantasy X com trilha de "Somewhere only we know" do Keane
Já fiz uma postagem talvez até com este vídeo, talvez até com um propósito parecido, mas nunca é tarde para recomeçar.
Sorriso (Pedro Alves da Silva Autreto)
Sofri onde não era preciso,
Onde necessitava relaxar.
Ri onde era grande o desespero e onde era preciso chorar.
Rapidamente estou me corrigindo
Indo ao seu encontro meu sorriso, pois
Só você consegue me fazer sorrir seja qual for o lugar
Onde eu estiver.
Não há distância quando o que nos conecta é o pensamento.
Forte abraço a todos.
Até mais.

8.1.09

Voltando …

“Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata... “ (Carlos Drummond de Andrade)

DSC05712 

Na foto: Apresentando trabalho no MRS 2008 em Boston

E as férias estão no fim. Muitos de meus amigos ao saberem disso se indagaram: “Mas já?”. Pode parecer pouco estes sete dias de férias reais, mas de tão intensos e de tão generosos que vocês, meus amigos foram, se tornaram suficientes  para recarregar as pilhas e encher-me de ânimo para o ano que se inicia.

Trabalho dignifica o homem segundo um ditado popular. De acordo com alguns pedagogos, filósofos, o trabalho contudo é muito mais que isto. O ser humano se torna homem por meio do trabalho. O ser humano é o único animal que não nasce um membro da sua espécie, vai se tornando a partir da Educação que recebe, Educação que reflete o trabalho realizado. E neste sentindo universal que entendo a palavra trabalho!!!

Puxa, quanta filosofia …mas as férias estão terminando … e entusiasmadamente o ano se descortina a minha frente.

Vamos lá?

Abraços.

Até mais.

3.1.09

Feliz 2009

“Imaginação é o começo da criação; nós imaginamos o que desejamos, somos o que imaginamos e criamos o que somos. Integridade é o que fazemos, o que dizemos e o que dizemos que fazemos." (autor desconhecido)

SS100302Na foto: Tio e primo da Ana Carla, Ana Carla, Carlos, Juliana e Neemias

Primeira postagem em 2009. Feliz 2009 para todo mundo!!!

Muitas, muitas novidades no blog neste início de ano. Primeiro uma dica de blog do Junior www.azuldemenino.blogspot.com, o terceiro blog da nossa república. Seja bem vindo novo blogueiro Junior.

Vocês devem ter pecebido que no final do ano passado que um novo layout já está no blog. Mais organizado, mais moderno e com uma busca que realmente busca. Em breve teremos uma seção de fotos com senha para os amigos pegarem todas as fotos de saída.

2009 será também o ano do vídeo aqui “Em minha vida”. Para isto um link para o novo canal do blog já está aqui. (www.youtube/pedroautreto). Em 2009 escreverei também uma coluna do que mais gosto: Tecnologia. Ainda sem nome definido esta coluna deve estrear ainda este mês. E vem aí também “Google Coisas” uma maneira de colocar organizadamente os novos lançamentos do Google e que eu tanto falo para todos os meus amigos.

Tudo novo? Nem tanto, espero vocês meus velhos e queridos amigos aqui … sempre … pois as nossas aventuras é o ar que respira este blog.

Imagem001_filtered

Na foto: Estação de metrô de Washington

Um grande abraço a todos e Feliz 2009.

Até mais.