29.12.12

A força do robô

Atualizado
"Inventar algo não significa, necessariamente, ajudar alguém" (Larry Page)

 Estive nos últimos três anos usando um Android, mas sem utilizar seus máximos recursos visto que meu hardware (telefone) era, até então, tão antigo quanto.
Comprei um Galaxy W, visto que pretendia ter um celular de boa qualidade, com bom preço e principalmente com uma tela de no máximo 4 polegadas. 
Esse Samsung me surpreendeu positivamente pela rapidez, leveza e sobretudo por permitir que eu usufruisse plenamente deste revolucionário sistema do robozinho, o Android.
O Android, no meu celular, foi aos poucos substituindo meu tablet e até mesmo o uso do computador. Há aplicativos para quase tudo e, se não grátis, por preços muito acessíveis. Outro ponto forte do sistema é a completa integração com os contatos do Gmail, o que permite que você edite com destreza seus contatos conectando-os ao Google+, Facebook e Twitter.
Para um fanático por tecnologia e organização de dados como eu, esse aparelho foi um prato cheio para organizar ainda mais ou que já estava organizado. Poucos sabem, mas meus contatos do Gmail são organizados inclusive com a história de cada uma das pessoas que troco email. Coisa de maluco? Diria que não, mas ... rsrsrs
Aproveitando o poder deste fenômeno do Google, que já domina 68% do mercado de sistemas móveis, fiz uma lista de alguns dos mais essenciais aplicativos na Google Play, e todos grátis. 


Google Maps (Gratuito)

Todo o poder do Google Maps só pode ser utilizado em um sistema Android. Apesar de recentemente para IOS, da Apple, recursos como o Google Latitude (que permite compartilhar localização com os amigos) só podem ser utilizados no sistema operacional do próprio Google. Aliás, como padrão, grande parte dos recursos no Youtube, Gmail, Blogger e tantos outros recursos do Google, aterrizam primeiro no Android.


Flipboard (Gratuito)

Esse certamente é o aplicativo que mais utilizo. Cadastre o seu Facebook, Google+, Twitter e tantas outras fontes para acompanhar em formato de revista eletrônica todos os seus "feeds". Destaco a integração com o Google Reader. Nunca mais estará desatualizado. Em muitos momentos substitui os aplicativos nativos do Twitter, Facebook e Google+.


Google+ (Gratuito)
Aplicativo que permite acesso completo a rede social que mais cresce no mundo. Um dos recursos mais interessantes, copiado pelo Facebook, é o "Instant Upload" que sobe, de maneira privada, para um álbum no Google+, todas as suas fotos. Recurso muito útil para compartilhamento e escrita de postagens na internet

Facebook (Gratuito)
Depois de anos com um aplicativo lento, o Facebook reescreveu do zero seu aplicativo para Android para torná-lo mais leve. O resultado foi excelente, tornando-o mais rápido que o Google+. Um dos truques foi separar funções do Facebook em diferentes aplicativos. O "app" para Facebook permite ler as postagens. As mensagens foram direcionadas a outro aplicativo, muito rápido e simples de usar. Até mesmo o "cutucar" ou "poke"(em inglês) já constitui outro aplicativo.

Se pudesse dar uma dica seria a de não resistir ao poder deste robozinho que facilita demais a vida. Há mais de 700 mil aplicativos na Google Play para todos os tipos de funções. O Android, baseado em Linux, também tem a vantagem de ser um sistema aberto que está nos mais diferentes tipos de hardware, com variados tamanhos de tela, teclado, camera, etc.
Abraço.

Atualizado: Para minha surpresa, o Google disponibilizou hoje a lista dos melhores apps para Android de 2012. Confira aqui

Nenhum comentário: