16.5.12

Muito mais que um papel


Não escrevi quase nada sobre a minha defesa de doutorado, ocorrida no dia 25 de outubro de 2011, aqui no blog pois foi uma época bastante corrida, em que grandes decisões precisavam ser tomadas como a minha ida a Portugal.
Hoje é um dia para rever isso, sendo propício para escrever, visto que acabei de receber a versão impressa do meu título de Doutor.
Impressiona-me como conseguimos resumir tudo em um papel. Sua saúde, seus estudos, seu dinheiro, ... resumido num papel que condensa nele 4 longos e transformadores anos de vida. 
Cabe a gente valorizar bem mais que a forma física do resumo, mas dar valor ao trajeto que nos leva a determinado resumo.
Por isso, gostaria agora de agradecer imensamente todos que me ajudaram nestes 4 anos de doutorado. Especialmente o meu orientador e a essa incrível estrutura que a Unicamp proporciona, desde secretárias muito dedicadas, técnicos solícitos, até a direção sempre muito dedicada e atenciosa.
Encaminho também na figura que ilustra esta postagem, um link de uma matéria muito gentil e muito bem escrita do jornal da Unicamp sobre o meu trabalho. Muito obrigado ao jornalista Carmo Netto.
Abraço.
Até mais.

14.5.12

Todo amor é infinito

Algo que escrevi faz um bom tempo e só agora consegui terminar ...

Acordado 
Louco, louco, louco
de tanta sorte que tenho por encontrar
nas cores sublimes do oriental gosto do salmão, o desejo infinito de viver
entrelaçado na paz 
dos seus braços.
Louco, louco, louco
de felicidade remota,
de sábados intermináveis,
de tantos desejos suaves.
De banhos curtos, 
de juras diminutas,
de rápidos estampidos ...
Louco, louco, louco
vivo e acordado.
Grande abraço.
Até mais. 

5.5.12

Google Drive - não veio só para ficar

"O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda." (Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903)



Aguardei um tempo até escrever essa postagem sobre o Google Drive. E veio tudo o que sempre quis da web.
O Google Drive, para muitos, é apenas um programa que você pode instalar no Windows ou Mac (Linux está vindo) e que sincroniza automaticamente todos os arquivos que você coloca na pasta que ele cria no seu computador. Modificou o arquivo? Ele estará sincronizado com as nuvens e assim com qualquer outro computador logado na sua conta. Muito parecido mesmo com o Dropbox.
Valeria instalar apenas por essa sincronização.
Contudo, o GDrive é muito mais que este simples programa. Pela página do GDrive é possível editar on line e diretamente dali (sem precisar baixar nada) dezenas de tipos de arquivos. 
Para isso, basta que você instale a aplicação no próprio GDrive. As modificações feitas nestas aplicações on line serão automaticamente salvas no GDrive e sincronizadas com o seu computador.
O GDrive desta maneira coloca um ponto final entre as nuvens e o computador. O que está nas nuvens, estará também offline no seu computador. O que modificar no seu computador é sincronizado com as nuvens e assim com todos os outros computadores. Bem como será sincronizado tudo o que modificar nas nuvens.


Outras aplicações em breve utilizarão o GDrive. O Google+ já permite que você faça "upload" de suas fotos do Drive diretamente para o mural. Em breve você poderá "anexar" arquivos do GDrive nos seus emails. Escrevo entre aspas pois na verdade você não terá que fazer o download do Drive e depois subir novamente, pois tudo ocorre de uma nuvem para a outra.
Parece complexo? Que nada. Comece a utilizar para ver que isso fará parte de sua vida.
Aliás, o Google Drive não veio apenas para ficar como mais uma ferramenta tipo Dropbox. o Gdrive veio para revolucionar como os sites e as nuvens interagem. Em breve poderemos anexar fotos do Gdrive no Wordpress, aqui mesmo no blog, como nosso disco em todos os lugares. Tenho certeza que o Dropbox, o Skydrive seguirão isso, ou desaparecerão.
Se não está usando, o que está esperando!
Ou acha que os cavalos vieram para ficar e o carro é apenas uma moda? rsrsr
Corre lá drive.google.com
Abraço.
Até mais.