15.10.11

O melhor de você, sempre!

"Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas." (Madre Tereza de Calcutá)

Na foto: Jardim Botânico em Cambridge

Parece uma pauta combinada, mas ontem tive a idéia desta postagem e verifiquei que foi a mesma escrita, brilhantemente pelo Felipe Tavares em seu blog.
Estive no Woodstock aqui em Campinas e tive o prazer de escutar uma das melhores bandas que já vi tocar, chamada Old Chevy. Ouvindo essa banda comecei a pensar como as pessoas que fazem o que gostam, fazem isso com muita perfeição. Não havia nenhuma relação com dinheiro.
Tenho alguns amigos assim, fazem com enorme prazer o que fazem e penso exatamente dessa maneira, seja o que você for fazer, independente do quanto você ganhar, se for fazer, faça com toda a paixão possível ou não faça. Isso diferencia o seu caráter. 
A vida é curta, e é, até o momento, a única coisa assegurada a você. Você tem esses poucos anos para viver o  que você quer, construir a sua história. Não perca tempo fazendo coisas das quais não gosta, coisas mal feitas e de má vontade, reclamando o tempo todo do dinheiro que recebe. Vendo essa banda, tive a real noção disso. Não sei o quanto eles estavam recebendo pelo show, mas faziam aquilo como se fosse para um Maracanã lotado e se estivessem recebendo milhões por isso.
Faça o melhor de você em tudo que fizer, ou não faça. Existem pessoas querendo viver suas vidas completamente!
Abraço.

6.10.11

Steve Jobs - Ao infinito e além

".. Seu tempo é limitado, portanto não o desperdice vivendo a vida de alguém. Não caia na armadilha do dogma - que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe que o ruído da opinião dos outros cale a sua própria voz interior, e o mais importante, ter a coragem de seguir seu coração e intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário." Steve Jobs



Muito se falou durante essas últimas décadas do incansável Steve Jobs que imprimiu seu ritmo e sua visão a uma grande parte da indústria do entretenimento.
De todos os seus inventos, o IPad é o que mais uso e, sinceramente, Steve desde o princípio me convenceu de que eu precisava de um. Lembro-me, como se fosse ontem, de um pedaço de Cambridge completamente parada para ver o lançamento do IPad. As discussões, por algum tempo, se resumiam ao aparelho e sua funcionalidade. Anos após isso, a única certeza daquelas e desta pessoa que vos escreve temos é: "Complicado não ler mais nele. Complicado não jogar mais nele...".
Na foto: IPad - parte do meu dia
Lembro-me também dos cinco dias nas filas para comprar um IPad2. E olha que nem sou um Applemaníaco.

De todas as frases ditas, duas delas me chamaram a atenção e resumem o que gostaria de dizer. A primeira delas segue abaixo:
"Você se foi e não pude te ver nem de perto, mas você nos deixou o seu gênio. Teríamos demorado mais sem você, tudo teria sido insuportavelmente lento"  (Yoani Sanches - blogueira cubana)
Lembro-me que quando se lançou o IPhone ou mesmo o IPad, não havia absolutamente nada parecido. Engenhoso, simples e perfeito. Fazia bem feito o que fazia. Sem caneta, apenas seu dedo e alguns gestos que pareciam terem nascidos conosco.
Há algum tempo postei no blog, um vídeo dele numa formatura. Ele conta como deveríamos ser insaciáveis e buscar desafios sempre. Muitos costumavam dizer que Steve Jobs vivia o dia como se aquele fosse o último.
"Não haverá tributo maior ao sucesso de Steve do que o fato de que grande parte do mundo soube de sua morte por meio de um aparelho que ele inventou" 
(Barack Obama - Presidente dos Estados Unidos da América)
Estava em casa quando soube da morte do fundador da Apple. Pedia ao meu amigo de casa para abrir o novo site da UOL e verificar as mudanças. Ele abriu e me disse que o Steve havia nos deixado. Instintivamente abri o meu IPad e li as notícias. Soube de sua morte por meio de uma de suas maiores invenções. Steve também morre num dia particularmente triste para mim: era aniversário de 67 anos do meu pai.

Como disse, o IPad foi, na minha opinião, sua maior invenção, mas não será àquela que me recordarei. Steve será lembrado por mim também, e especialmente, por ter criado a Pixar e o fantástico Toy Story. 
Na foto: Toy Story
Steve foi muito além de seu tempo e de nossa sociedade. Almejou sempre:

Ao infinito e além (Toy Story)


Abraço.

1.10.11

Simulando

"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca" - Clarice Lispector
Na foto: Imagem do Foldit (proteína humana)
Aproveito essa postagem para escrever um pouco sobre a minha apresentação em Bauru.
Minha maior tentativa nesta palestra foi animar os alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp a começarem a ver que a simulação pode ajudar, e muito, no desenvolvimento de diversas áreas e que, surpreendentemente, para alguns deles, eles já simulavam por diversão em diversos jogos como o FarmVille e outros.
Semana passada uma reportagem foi de encontro a essa tentativa ao mostrar que uma simulação, do tipo jogo, foi capaz de predizer o enovelamento de uma proteína, estudada há mais de 10 anos.
O enovelamento de proteínas, ou seja, como será a configuração espacial de uma determinada proteína com uma sequência de aminoácidos, é um dos maiores desafios da ciência atualmente, e de difícil reprodução, mesmo com os poderosos computadores atuais. 
O jogo em questão é o Foldit e pode ser acessado a partir deste link.
Essa simples "brincadeira" pode auxiliar no desenvolvimento de drogas e no avanço do estudo de como os retrovírus poderiam se reproduzir. Na família desses retrovírus está o HIV.
Com respeito a isso, grandes avanços estão sendo realizados e mais uma pessoas é tida como negativa após o tratamento por terapia genética, como pode ser lido neste link da Revista Veja.
Fico imensamente feliz em poder ter despertado a paixão pela ciência em alguns dos alunos e pela coincidência desta reportagem reforçar a mensagem deixada na palestra.
Devemos trabalhar, do modo que podemos, para o avanço da ciência e na cura de doenças . Felizmente, apesar de algum caso de imensa mediocridade de pessoas que não tem qualquer solidariedade por outras e se esquecem que um dia precisaram de ajuda, grande parte das pessoas que nos rodeiam trabalham para o bem estar coletivo e ajudam, naquilo que podem, no avanço de um comunidade mais justa e solidária, independente da condição de cada uma delas.
Aproveite, jogue também!
Abraço.
Até mais.