5.11.10

Google Chrome OS

Ele estara entre nos em breve


A pergunta que fiz na ultima postagem eh a pergunta que o Google quer que voce se faca. Para que serve o sistema operacional? Desde os primeiros minutos no evento do Google em Sao Paulo jah comecava a perceber como a intencao era nos mostrar que a web era a plataforma do futuro e o HTML5 sua linguagem padrao.
Com o HTML5 o Google tenta nos mostrar que os aplicativos instalados em nossas maquinas sao coisas do passado e que o mundo estara no seu celular, laptop, tablet ou desktop na palma de sua mao, ou melhor, a um clique cujo passaporte eh apenas uma Google Account.
Mas o que falta? Ou o que faltava? O proprio sistema operacional do Google era a resposta. Desde que o Google Chrome veio a publico todos sabiam, apesar das negativas do Google, que o Chrome nao era um simples e inocente browser. O Chrome era o sistema operacional camuflado do Google. 
O que impressiona em tudo eh que o objetivo jah estava tracado e os passos eram consequencias dele.
Ha dois anos quando o Chrome veio a publico, os mais otimistas diziam que o Chrome OS (Sistema Operacional tipo Windows, Linux) jah estava a caminho. Mas todos sabiamos que faltava muito para isso ser realidade.
Na foto: Google Print

Como lancar um sistema operacional baseado na web sem bons editores de texto on line, sem um sistema de impressao ou editor de imagens. A web ha dois anos carecia de muitos servicos on line. Como resolver?
O Google tinha a solucao: convencer-nos a criar a web para um sistema operacional. A estrategia foi muito boa pois ate mesmo a Microsoft comeu a isca e criou o Office on line.
Mas faltava muito ... faltava ... esta semana o Google deu indicios que os principais problemas estao sendo resolvidos.
Vem ai:
- Google Print - voce podera imprimir a partir do seu browser em qualquer impressora ligada a web
- Google Docs abrira muitos dos arquivos que voce tem em seu computador
- Google Docs aceitara versoes de um mesmo arquivo.
Isto nos indica claramente, o Chrome OS esta vindo ai e esta muito, muito mais perto de nos.
O grande segredo talvez tenha sido nos acostumar a ele, mesmo sem o lancar. Jah usamos grande parte do Chrome OS quando abrimos o browser no Windows, Linux ou MAC. Assim este projeto que pretende tirar o brilho do Windows jah esta entre nos e nos acostumamos a ele.
A primeira e unica empresa que pensou deste jeito sofreu muito: a Netscape que acreditava na web como plataforma padrao. Contudo agora nao eh possivel atacar da mesma maneira o Chrome pois ele jah se infiltrou no sistema e o contaminou (com um bom virus na minha opiniao) e podera colapsa-lo por dentro.
Um usuario comum usa apenas o browser na grande parte do tempo que esta na web. Brasileiros talvez soh abram o Messenger para conversar.
Enfim ... ele jah esta entre nos ... e ele sera revelado muito em breve.
Aguardemos :D
Abraco.

Nenhum comentário: