14.2.09

Google Coisas Ep1: Google Talk

“O homem modesto tem tudo a ganhar e o orgulhoso tudo a perder: é que a modéstia tem sempre a ver com a generosidade e o orgulho com a inveja” (Antonie Rivarol)

Como prometido vou começar a escrever sobre o google e suas ferramentas. Esta será sem dúvida de compartilhar o que tanto me fascina nesta jovem empresa de Montain View. E para começar eu quero conversar com vocês e logo vou falar do Gmail e mais especificamente sobre o Google Talk embutido nele.

Há muitos argumentos para que todos comecem a usar o Gmail pois ele é fantástico e praticamente é o ponto de partida para a Web 2.0. Nele podemos pegar nossas mensagens do Hotmail, do Yahoo e de todos os outros provedores de email. Ele é organizado, leve e tem um Labs repleto de funções novas e instigantes. Um dia eu falo sobre ele. Se você não tem uma conta nele, abra!!! É só entrar em www.gmail.com.

Agora vamos falar do Google Talk. Quando você abre o gmail um Gadget deste comunicador estará no canto inferior esquerdo com o nome de alguns dos seus contato. Caso não tenha ninguém online é só adicionar um contato.

googletalkNa foto: O gadget do GoogleTalk.

Note que na foto do Gadget há uma ícone que simula uma camera, em verde. Quando você usa o google talk normalmente antecedido ao seu nome há uma bolinha. Esta é uma indicação de que você não pode conversar por voz e vídeo.

Para fazer isto entre em www.gmail.com/videochat e baixe um plugin muito pequeno. Instale-o, feche seu navegador e abre o gmail de novo.

Pronto, você já está habilitado a conversar por voz e vídeo (caso tenha uma webcam). Para fazer isto dê dois cliques sobre o contato (on line e que também tenha baixado o videochat – para saber isto observe se o nome da pessoa é antecedido por uma bolinha ou por uma camera, se for camera ela baixou o plugin), uma pequena janelinha vai abrir no rodapé para você conversar por texto com a pessoa. Logo abaixo desta caixa há uma opção VideoChat. É só clicar e conversar.

Muito mais estável e rápido que o Windows Live Messenger.

googletalk2

Espero que tenham gostado da dica e se possível usem.

Forte abraço.

Até mais.

Nenhum comentário: